quarta-feira, 3 de junho de 2009

Niterói pode ter terminal integrado com metrô, ônibus e barcas

Niterói pode ser a primeira cidade do país a ter uma estação multimodal, unificando terminais de ônibus, barca e metrô. O superterminal ocuparia uma área ao lado da Praça Arariboia, às margens da Baía de Guanabara. A proposta foi discutida na terça-feira numa reunião entre o prefeito Jorge Roberto Silveira, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos.
De acordo com os planos apresentados, a estação integrada abrigaria a futura estação do metrô da Linha 3, que vai ligar Niterói a São Gonçalo, os pontos finais de ônibus que hoje operam no Terminal João Goulart, que seria reformado, e ainda um acesso à estação de barcas, que seria reposicionada.
Durante a reunião, a prefeitura apresentou uma nova sugestão para o traçado da Linha 3. Na chegada ao Centro, o metrô seria do tipo suspenso até a área do futuro terminal. De acordo com a prefeitura, essa alternativa teria um custo menor e seria mais rápida do que a que prevê o metrô de superfície ou subterrâneo. Além disso, teria toda a estrutura do elevado concebida por Oscar Niemeyer, de forma a integrar o projeto ao conjunto de obras do arquiteto já existentes na orla da cidade.
Leia a íntegra desta reportagem em O Globo Digital

Nenhum comentário: