sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Celebração do Dia Internacional da Cultura de Paz e Sustentabilidade

O ano de 2000 foi decretado como o “Ano Internacional da Cultura de Paz” pela Assembléia Geral das Nações Unidas, cujo significado maior é a prevenção e a resolução não violenta de conflitos, e a defesa de conceitos e práticas de tolerância e de solidariedade. Com o mesmo significado a década de 2000 a 2010 foi decretada a “Década Internacional da Cultura de Paz e Não-violência para as Crianças no Mundo”. Como data, foi declarado o dia 21 de setembro o “Dia Internacional da Cultura de Paz”.
A UNESCO desenvolve programas sobre o tema como o “Abrindo Espaços” e o “Cultura de Paz” e apoia iniciativas que promovam a Cultura de Paz. Nessa perspectiva, é sugerida a criação de Conselhos e a realização de celebrações e atividades pela Cultura de Paz em nível municipal, que têm por justificativa e missão o desenvolvimento de projetos e ações voltados para a promoção da Cultura de Paz.
Em consonância com esses valores o MIR (Movimento Inter-religioso de Niterói) vem promovendo desde 2003 celebrações de Cultura de Paz e Sustentabilidade em vários locais públicos como o Terminal Rodoviário João Goulart, Jardim São João e Campo de São Bento. Este ano, por solicitação do MIR a celebração se dará na LaSalle/RJ, quando então será divulgada a proposta da criação do Conselho Municipal pela Cultura de Paz em Niterói, acolhida pelos Vereadores Felipe Peixoto, Renatinho e Prof Waldeck Carneiro.
Pela relevância do tema abordado, com ciência de que a participação de todos é de suma importância para o enriquecimento das discussões em torno da cultura de paz e
para a construção do Programa da Paz em Niterói.

Nenhum comentário: