terça-feira, 13 de outubro de 2009

Leitura sem Barreiras no Salão Nobre do Teatro Municipal

“Belazarte me contou” são alguns contos de Mário de Andrade, publicados na década de 20, que serão apresentados no dia 19 de outubro, às 19h no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói. O autor lança um olhar ácido, poético, sensível e tocante sobre o cotidiano, os sentimentos e relações da pequena burguesia e pessoas excluídas da sociedade: mulheres, pobres, proletários, crianças, empregados, solteironas...
É esse o contexto que a “Cia Nós da Leitura” aborda na sua nova montagem.
Sobre o projeto
Com a direção da atriz e produtora Wana de Souza Cruz, o projeto objetiva estimular a leitura e a reflexão sobre textos teatrais, mostrando antigos métodos de estudo, além de promover a aproximação entre o ator e o espectador. Atinge todas as classes sociais, independentemente de idade e profissão. Reúne pessoas que muitas vezes não tem o costume, a oportunidade e nem o acesso a uma biblioteca. A Dramatização incentiva à imaginação e à criação de personagens. Leva ao entendimento explícito do texto, desperta e desenvolve o hábito de ouvir, estimula o pensamento criativo, habilidades descritivas das percepções sensoriais como: o tato, a audição, o olfato, o paladar e o raciocínio lógico, obedecendo a uma cronologia do começo, meio e fim.
“Nós artistas, temos a possibilidade de incentivar, nos jovens, o gosto pela leitura e temos consciência de que é através dela que podemos estimular o acesso a várias formas de expressão artística”, enfatiza Wana.
No elenco: Andrea Férrer, Gilberto Machado Jr., Gustavo Martinez, Leandro da Matta e Wana de Souza Cruz.
Com intérprete para deficientes auditivos
Direção: Andrea Férrer.
Produção: Wana de Souza Cruz e Andrea Férrer.
“Leitura sem Barreiras” no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói
Data: 19 de outubro
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel.: 2620-1624
ENTRADA FRANCA (DISTRIBUIÇÃO DE 90 SENHAS MEIA HORA ANTES DE CADA ESPETÁCULO)

Nenhum comentário: