segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A Lição - Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói

"A lição", de Eugène Ionesco terá leitura dramatizada no dia 26 de outubro, às 19h, no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói. Sob a direção de Mário Sousa, a peça retrata a dificuldade de comunicação por parte das pessoas no decorrer dos tempos. Trata-se de um texto atemporal que nos remete a um grande problema, de uma forma leve em que um professor e uma aluna levam até aos extremos uma lição em que tudo é dito e nada se aprende.
No elenco: Cristina Fracho, Marcelo Corado, Giovana Cecy Fraga.
O autor e o Teatro do Absurdo
Junto com Harold Pinter, Samuel Beckett, Alfred Jarry, Eugène Ionesco é um dos grandes dramaturgos do Teatro do Absurdo, uma forma de dramaturgia que desafia as leis da lógica e se serve da desconstrução textual para demonstrar o absurdo da condição humana.
Nascido em Slatina, na Romênia, em 1909, filho de pai romeno e mãe francesa. Ionesco cursou a faculdade de francês na Universidade de Bucareste e colaborou com diversas revistas literárias romenas. Em 1934 publicou "Nu!" ("Não!"), uma coletânea de artigos e textos que provocou escândalo no meio literário oficial.
Em 1948 começou a escrever a peça "A Cantora Careca", que estreou em 1950. Esta anticomédia, plena de surrealismo verbal, foi uma das principais peças do chamado "teatro do absurdo". Seguiram-se várias outras peças, que marcaram o teatro do Século 20, como "A Lição", "As Cadeiras" e "O Novo Inquilino".
Em 1960 estreou sua obra mais conhecida, "O Rinoceronte". Ionesco tornou-se um escritor de prestígio e em 1971 foi admitido na Academia Francesa. Morreu aos 81 anos, em sua residência, e foi enterrado no cemitério de Montparnasse, em Paris.
LEITURA DRAMATIZADA DA PEÇA “A LIÇÃO” - SALÃO NOBRE/TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI
Data: 26 de outubro (segunda-feira)
Horário: 19h
Classificação etária: livre
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel.: 2620-1624
ENTRADA FRANCA (DISTRIBUIÇÃO DE 90 SENHAS MEIA HORA ANTES DE CADA ESPETÁCULO)

Nenhum comentário: