segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O SAGRADO FEMININO


A artista plástica de reconhecimento nacional e internacional Vanda Jardim expõe na Galeria de Arte La Salle.
Os trabalhos desta nova série – O SAGRADO FEMININO – transita entre o lirismo barroco e a poética da artista, proporcionando idas e vindas entre o passado e o presente; criando uma atmosfera especial, onde a figura Sacra é revisitada dentro de uma abordagem contemporânea que utiliza a tecnologia da plotagem, associada à pintura tradicional com tinta e pincel.

Local: Galeria de Arte La Salle
Inauguração: 21 de outubro
Permanência: até 16 de novembro
De 2ª a 6ª das 8h às 20h.
Local: Rua Gastão Gonçalves, 79 – Santa Rosa
2199 6629


O Sagrado Feminino
A simbologia  feminina anda  sempre ligada à forma e a essência da flor..
Seus íntimos perfumes se confundem e entrelaçam..
Vanda Jardim captura com maestria e sensibilidade as sutilezas das pétalas em pinceladas soltas e fluidas; agora transmite também o misticismo que consagra as flores, fazendo surgir a mulher sagrada do  âmago das formas que são matéria plena de espírito..
Perfume de santidade..
Que a cor materializa sem profanar..
A pesquisa  da arte oportuniza o redimensionamento do  trabalho artístico multiplicando suas leituras de mundo.
A realização de pesquisas e experiências com diferentes materiais impulsiona  a criação de conceitos múltiplos, com base na relação,  manutenção  e transitividade do processo de criação..
Para Vanda, fazer arte distingue-se das demais práticas sociais ao revelar suas experiências calcadas em vivências e exercícios de conhecimento sensível no registro de arte e fé.
Do lírico ao barroco, seu trabalho busca na poética do gesto, elementos para elaborar o sentir transcendente, na medida em que introduz   emoções e reflexões na representação do sagrado feminino.
É o poder de transportar para o  espaço físico as emanações do elemento divino, na multiplicação de forças para o mundo, do gesto poético da experiência estética aos registros sensíveis de arte e fé.



Nenhum comentário: