quarta-feira, 11 de novembro de 2009

“ARARIBÓIA APRESENTA” − 14 DE NOVEMBRO NO CONVÉS


No consagrado evento, cinco bandas, 2 DJs, videogame gratuito no telão e até festa de aniversário. Em jogo, duas vagas pro festival do dia 19 de dezembro.


Quando o multimídia Pedro de Luna criou o Arariboia Rock em dezembro de 2004, um dos primeiros eventos produzidos chamava−se “Arariboia Rock Apresenta”. Afinal, a proposta era apresentar às bandas e ao público de Niterói algum grupo de fora da cidade. Assim foi com bandas de todo o Brasil e até do exterior. Em sua primeira e única edição neste segundo semestre de 2009, a mistura de festa e show trará mais uma vez para este lado da ponte o animado ska da carioca Madame Machado, que conta com dois niteroienses na formação.

Ao longo destes quase cinco anos de arariboices, aos poucos o foco está sendo mais no evento como um todo e menos nas apresentações. “As pessoas querem a experiência, e isso inclui desde bebida gelada e pessoas interessantes, até outras opções além dos shows”, explica Luna. “Nesse contexto um dos desafios é motivar as bandas para que elas se empenhem de verdade na divulgação, e não apenas cheguem pra tocar burocraticamente”. Daí surgiu o conceito criado por ele da remuneração proporcional.


REMUNERAÇÃO PROPORCIONAL E VAGAS PRO FESTIVAL
A ideia é que uma parte do valor do ingresso seja revertida para a banda que levou aquele pagante. Dessa maneira, a banda vai receber proporcionalmente ao número de pagantes que foram lá pra assistir ao show dela. O mecanismo é simples, pois cada pagante diz na entrada quem o convidou e é feito um tracinho ao lado do nome do artista. “A gente diz artista por que também vale pro DJ, o expositor, etc”, explica Pedro. “Ao final da noite a gente acerta com os artistas e quem se esforçou mais, ganha mais”.

No evento do dia 14 de novembro, além do cachê variável, as duas bandas que levarem mais pagantes garantirão uma vaga no Festival Arariboia Rock 5 Anos, em dezembro. “Outras duas bandas conseguiram espaço no festival através do Dia do Rock, uma seletiva mensal que fizemos na Ilha da Conceição com o pessoal da banda Os Clodoaldos”, diz Luna.


CINCO SHOWS, DO SKA AO ROCK EXPERIMENTAL
O Araribóia Rock Apresenta do dia 14 começará cedo. As portas se abrirão às 19h com o primeiro show às 20h. Quem começa os trabalhos é o Lougo Mouro, que lançou um EP com cinco músicas e vai mostrar a evolução do seu rock autoral em cinco anos de carreira. Em seguida o duo Stereologica (Mari B. e Roberto Moura), que realizou há pouco tempo atrás uma turnê pelo Chile. O casal que divide vocais, guitarras e programações, faz um som contemporâneo e lançará no telão o videoclipe da música “Ínsula”, editado no Chile.

A terceira banda a subir no palco do Espaço Convés chama−se Madame Machado. O grupo está numa ascensão meteórica dentro da cena independente carioca colecionando shows memoráveis − Humaitá Pra Peixe em janeiro, abertura pro Paralamas do Sucesso, etc − e sempre colocando o povo pra dançar ao som de uma mistura contagiante de ska e punk rock. No set list, músicas de seu primeiro CD só com músicas autorais e versões divertidas de clássicos internacionais como “Take on Me” (A−HA) e “Livin La Vida Loca” (Ricky Martin).

Os niteroienses do Motherfunk surpreendem a todos com uma fusão de rock setentista com funky e um excelente entrosamento entre a guitarra do Augusto, o baixo do Marcos, a bateria do Pedro, a voz e o sax da Érica. No repertório, músicas de seu primeiro EP e um ou outro cover. Por volta de 22h30 a sensacional Laura Palmer apresentará a sua música sofisticada e experimental. Formada por músicos diversos que se alternam de show pra show, o grupo capitaneado por André Mansur conta com participações ocasionais de Löis Lancaster, Larry Antha, Pedrão Selector (trompetista do BNegão), entre outros. Neste show, a Laura Palmer apresentará seu novo baixista, João “PX” Pinaud (ex−Bendis e também do Projeto Secreto) e lançará no telão o clipe da música "Mon T-shirt Pue La Fumée de Cigarette".


DJs, VIDEOGAME E FESTA DE ANIVERSÁRIO ABERTA PARA TODOS
Tanto nos intervalos quanto ao final dos shows, o Dj Pp tocará rock para animar a galera. Mais tarde, a DJ Fla assume as pick ups com muita música eletrônica. Durante todo o evento, haverá um telão com o videogame Guitar Hero liberado. “A gente coloca duas guitarras pro pessoal interagir e pra fila andar mais rápido”, brinca Luna.

Como se não bastasse tantas atrações, o criador do Araribóia Rock aproveitará a ocasião para comemorar seus 35 anos. “É uma forma de juntar os amigos que não são roqueiros, mostrando pra eles o que de bom acontece por aí, e também a atingir a lotação máxima do Convés”, anima−se Pedro. E qualquer um pode ir a sua festa de aniversário? “Claro!”.


Arariboia Rock Apresenta
14 de novembro, sábado, 19h às 03h
Show com Lougo Mouro, Stereologica, Madame Machado, Motherfunk e Laura Palmer.
Djs Fla e Pp, videogame Guitar Hero liberado no telão.
Lançamento dos clipes do Stereologica e Laura Palmer + Aniversário do Pedro de Luna
Espaço Convés − R. Cel. Tamarindo 135 Gragoatá, Niterói − tel.:
Capacidade: 350 pessoas.
Censura: 18 anos
Ingressos: R$ 10 com flyer ou na lista amiga, R$ 15 sem.

19h40 show da banda Lougo Mouro
20h40 show da banda Stereologica
21h40 show da banda Madame Machado
23h20 show da banda Motherfunk
00h20 show da banda Laura Palmer
01h20 DJ Pp (rock)
02h30 Dj Fla (eletrônico)

Nenhum comentário: