segunda-feira, 9 de novembro de 2009

DEGUSTA RIO 2009 - 5ª edição do maior evento gastronômico da cidade de volta ao Cais do Porto em novembro.


A quinta edição do Degusta Rio, maior evento gastronômico da cidade, estará de volta ao Cais do Porto, em novembro, de 12 a 15 de novembro, com muitas boas novas.  O Degusta Rio é um pólo gastronômico e de negócios, lançador de novas tendências. Mantendo sua tradição como inovador no Brasil, o Degusta Rio apresenta aos cariocas a nova febre gastronômica mundial, o Street Food. Este movimento vem conquistando adeptos no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos e Europa. A proposta é levar a comida das ruas para dentro dos restaurantes e bares, ou seja, assim como a moda, a gastronomia popular da rua influenciando a criação de novos pratos ou até mesmo passando por releituras de cozinheiros e chefes.
Um pouco do clima poderá ser sentido logo no primeiro dia do evento, onde os ambulantes mais populares da cidade, como Erisvaldo Correia dos Santos, o “homem rosca” do Catete e outros estarão circulando no Armazém 2 com todo o seu charme e simpatia, comercializando seus produtos.
Diversão, boa comida, cursos, workshops, palestras e claro, degustações, fazem parte da programação. Serão quatro dias de evento, com a presença de bares, restaurantes, produtos de cachaça, distribuidores de vinhos, sobremesas, mais interessantes e badalados da cidade.
Oportunidade única de estar com os melhores cozinheiros e chefes do Rio, degustando em pequenas porções suas delícias. "O conceito do Degusta Rio é colocar o chef de cozinha em contato direto com o público. Todos terão o privilégio de ver o seu prato sendo preparado na hora, na sua frente, pelo chefe e poderá, inclusive, conversar com ele sobre a refeição", finaliza Sônia. A publicitária identifica a versatilidade como característica principal do evento: lá funcionará desde restaurantes tradicionais aos informais bares e botecos da cidade.
“O objetivo do evento é mostrar ao publico o que a gastronomia tem de novo na cidade. Os bares e restaurantes estarão lançando pratos e drinks por lá, antecipando as delícias do verão”, completa Olival.
No evento haverão  workshops e degustações de cachaça, ministrados por especialistas como Paulo Magoulas (cachacier) professor da Associação Brasiliera de sommelier.
Uma novidade promete movimentar o evento. É o Bar Degusta Ecológico, um Eco-lounge-bar com temática da Amazônia, erguido dentro de uma filosofia de respeito ao meio ambiente fazendo uso do bio-design,  da arquitetura sustentável, de tecnologias renováveis e alimentação 100% orgânica.
Outra boa nova  desta edição será o Mercado Degusta, uma área exclusiva de venda e degustação de produtos ligados à gastronomia.
O movimento Slow Food estará no Degusta Rio
Durante o Degusta Rio os 20 anos do Slow Food será lembrado com uma mesa–redonda que debaterá os temas abordados pelo movimento fundado em 1989 para promover o prazer da alimentação e as culturas gastronômicas regionais. Além disso, haverá um estande com representantes do movimento Slow Food no Rio divulgando seus trabalhos ao lado do grupo “Eco Chefs – cozinheiros com responsabilidade social e ambiental”, formado por nomes como Claude Troisgros (Olympe), Tomas Troisgros (66 Bistrô), Frederic de Mayer (Eça), Didier Labbé (C.T. Brasserie), Ana Salles (Gula Gula), Cláudia Mascarenhas, Samantha Aquim (Café Aquim) e Rosa Herz (Celeiro).
Informações Degusta Rio 2009-5a. edição
Local: Cais do Porto-Armazém 2- Rio de Janeiro
Endereço:Rua Rodriguez Alves, Armazém 02-Centro
Datas: 12,13,14 e 15 de novembro/2009
Horários: 5a.f.,das 19 as 24 horas; 6a.f.,das 17 as 01 horas; sábado,das 12 as 01 horas, domingo das 12 as 22 horas.
Evento: Diversos restaurantes e bares cariocas, produtores de cachaça, distribuidores de vinhos, vinícolas, cafés,palestras gastronômicas, workshops, e mercado gastronômico com venda e pequenas degustações. Atrações gastronômicas variadas.
Tel.: (21) 3209-1602
Realização: Olival Gastronomia e Eventos

Nenhum comentário: