sexta-feira, 13 de novembro de 2009

NOITE DE AUTÓGRAFOS NO CENTRO CULTURAL PASCHOAL CARLOS MAGNO

A escritora Luzia de Maria autografa o livro O Clube do Livro – Ser Leitor: Que Diferença Faz? dia 27 de novembro, às 19 horas, na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Neste seu 14° livro a autora Luzia de Maria apresenta uma experiência pioneira e inédita no país, realizada: de 1982 a 1987, com seus alunos do ensino médio, no Liceu Nilo Peçanha (Niterói).
Em dezembro de 2006, uma de suas obras, Sortilégios do Avesso – Razão e Loucura na Literatura Brasileira, levou Luzia de Maria a ser entrevistada no Programa do Jô. Ela falou de sua teimosa atuação na formação de leitores e daquela experiência dos anos 80. A ponte foi lançada e aqueles estudantes – agora, profissionais bem sucedidos, graduados em universidades públicas, com mestrados e doutorados – entraram em contato. Daquele encontro nasceu O Clube do Livro. De forma inédita, a obra relata a experiência e aponta os resultados de sua teimosia.
No primeiro capítulo, Luzia de Maria traça um panorâmico retrato da leitura: como ela tem se tornado uma exigência deste século XXI; o seu caráter libertário e transformador; sua inegável contribuição na conquista da expressão oral e escrita; seu papel na vitalidade do cérebro; entre outros aspectos. Tudo isso com um diferencial que confere leveza ao texto. A autora ancora sua argumentação, não na pedagogia, mas na fala daqueles que ela considera os mais excepcionais leitores: os escritores.
Depois da convivência com Luzia de Maria e com os escritores que ela elegeu como parceiros – Bernhard Schlink, Nélida Piñon, Moacyr Scliar, Mário Vargas Llosa, Italo Calvino, Todorov, Rosa Montero, Orhan Pamuk, Amós Oz, Carlos Fuentes e outros. O livro traz um valor agregado:o desejo pela leitura.


Luzia de Maria


Luzia de Maria é doutora em Letras pela USP, professora da Universidade Federal Fluminense e autora de quinze livros, entre os quais Leitura & Colheita – Livros, leitura e formação de leitores; Minha caixa de sonhar – Histórias de viagens para jovens de qualquer idade, vols. I e II; Te cuida! – Beleza, inteligência e saúde estão na mira. Foi premiada pela Fundação VITAE, SP em 1988. Criou e dirigiu o jornal revista PRAvaLER e, assessorando Darcy Ribeiro, a revista Informação Pedagógica, ambos para falar de livros e formação de leitores, tema sobre o qual já fez centenas de palestras.

Sobre o livro 

 

Este é um livro importantíssimo. Luzia de Maria é uma moça extremamente talentosa e bem informada, preocupada como eu – e com mais competência – com a questão da leitura no Brasil. Este livro tem que ser lido por tudo quanto é professor e professora, tudo quanto é autoridade ligada à Educação e à Cultura (quer dizer: todas as autoridades desse país). Nele se vai compreender – mais do que no meu esforço pessoal em colocar, todo dia, a questão – como o assunto é importante para nós, brasileiros, neste século XXI.  

Blog do Ziraldo, 21/09/2009

 

Apoiada numa sólida carreira, que conjuga o fazer literário com o ensino da literatura, Luzia de Maria nos mostra nesta importante obra, que ser leitor faz, sim, muita diferença. A leitura, diz-nos a autora, não apenas nos tira do sedentarismo intelectual, como, sobretudo, é um convite ao prazer e à emoção. Uma experiência humana de primeira grandeza, como podem constatar os leitores deste mais que oportuno livro.

Moacyr Scliar, escritor.

 

Para os Mestres de todos os tempos, saber ver sempre foi o dado primordial para a realização da grande obra pictórica. Para os filósofos, saber ouvir, também, sempre denotou elevado grau de sabedoria. Para Luzia de Maria, escutar o que diz a silenciosa grafia do texto – em prodígio auditivo é parte constituinte de seu labor pedagógico-literário, principalmente, agora, nas páginas deste livro.

Israel Pedrosa, pintor.

LANÇAMENTO DA OBRA “O CLUBE DO LIVRO – SER LEITOR: QUE DIFERENÇA FAZ?”
Data: 27 de novembro
Horário: das 19h às 21h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Rua Lopes Trovão, s/n°, Icaraí
Tel.: 2610 – 5748

Nenhum comentário: