segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Tiros de canhões na Praia de Icaraí

Texto: Pamela Araujo
A Prefeitura de Niterói e o Co-mando da Artilharia Divisionária 1 (AD/1) da Fortaleza de Santa Cruz estudam espetáculo com canhões nas areias da Praia de Icaraí em comemoração aos 436 anos de fundação da cidade, completados no dia 22 (domingo). Hoje será feita uma vistoria técnica pelos oficiais do Exército para avaliar os impactos de um tiro de canhão na área, e logo depois uma reunião entre representantes da secretaria e fundação municipais de Cultura, da secretaria de Esporte e Lazer, e de Desenvolvimento Econômico – integradas na elaboração do evento – e o grupo.
É discutida a possibilidade de utilizar de dois a quatro canhões para efetuar disparos durante a execução da Abertura Solene Para o Ano de 1812 de Pyotr Ilyich Tchaikovsky pela Orquestra da Fortaleza de Santa Cruz e a Banda Municipal Santa Cecília, durante apresentação no dia 19, comemorando também o Dia da Bandeira.
A obra orquestral de Tchaikovsky é conhecida pela sua sequência de tiros de canhão que é, em alguns concertos ao ar livre, executada com canhões reais. Mas, segundo o presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN), Marco Sabino, se a ideia de levar as peças de artilharia à Praia de Icaraí não for viável, serão discutidas outras possibilidades como a utilização de efeitos de áudio ou fogos, a fim de se obter um efeito semelhante, ou ainda realizar disparos de canhões da própria Fortaleza. “Precisamos avaliar quais impactos o uso dos canhões provocaria nos prédios próximos à praia, se, por exemplo, as vidraças das varandas suportariam a potência destes ou não, entre outras questões. Vamos também discutir a logística de se colocar os canhões na areia, o custo disso”, observa Sabino.
Na íntegra, clique aqui.

Nenhum comentário: