segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Informes do Ecoando desta semana:



1) NOTÍCIAS DO CARNAVAL ECOLÓGICO

Realizamos com sucesso todos os passeios do Ecoando no feriadão de momo, apesar do calorão que acabou espantando muita gente das trilhas. Uma pena para estes, pois encontramos formas bastante originais e eficientes de refrescar os participantes... Veja como nos diários de trilha e nas fotos, já disponíveis em nosso site: http://www.ecoando.com. Ano que vem tem mais Carnaval Ecológico!

2) LUAR NO COSTÃO DE ITACOATIARA

No próximo sábado (27), faremos a subida ao Costão de Itacoatiara, no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), para contemplação do pôr do sol e nascer da lua cheia.

Esta é uma atividade emblemática e inesquecível, sobretudo devido à beleza e grandiosidade das paisagens ao final de tarde e à noite. No entanto, ela é totalmente desaconselhável a iniciantes, sedentários e pessoas que tenham muito medo de altura. Por conta da descida noturna, também é necessária certa dose de espírito de aventura, pois dentro da mata enxergamos apenas o que o foco da lanterna mostra. Mas o passeio vale estes e outros enfrentamentos, alguns ligados inclusive à nossa ancestralidade (falaremos sobre isso lá).

O trajeto, que tem início na subsede Itacoatiara do Peset, é classificado com o nível de dificuldade 2 (leve, percurso muito curto, obstáculos e subidas mais complexos) e deve durar quatro horas ao todo. Ressaltamos que é obrigatório o uso de lanterna, além de calçado fechado (determinação da própria administração do Parque: quem não estiver com ele não sobe). Por precaução, é bom levar um agasalho na mochila, além dos apetrechos normais de caminhada, já que o sereno e o vento vindo do mar poderão nos surpreender com temperaturas mais amenas.

Associados do Ecoando participam de graça e não associados contribuem com R$ 34,00. As reservas ou confirmações de reserva deverão ser feitas até a próxima quinta-feira (25). O ponto de partida e o horário de encontro serão informados mediante solicitação, para melhor controle.

Já o domingo (28), deixamos liberado justamente para dar uma colher de chá aos participantes da atividade anterior, que terminará entre 20h e 21h. A “compensação” desta data vaga se dará no final de semana seguinte, com uma caminhada gratuita para associados no sábado e outra de gratuidade geral no domingo.

3) COORDENADOR FORA DO AR POR DOIS DIAS

Por conta daquele exame hospitalar que este coordenador precisa fazer todo semestre durante dois anos (um já passou!), informamos que ficaremos incomunicáveis amanhã e depois (23 e 24). Assim, alertamos que só retornaremos as mensagens eletrônicas e os recados da secretária eletrônica a partir da próxima quinta-feira (25). O celular vai ficar desligado nesses dois dias.

4) NOTÍCIA IMPORTANTE PARA AMANTES DAS BROMÉLIAS

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), ambos unidades da Fiocruz, e do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro concluíram que bromélias não são micro-hábitats importantes para o desenvolvimento de mosquitos das espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus, dois dos principais vetores da dengue no Brasil. Veja esta interessante matéria na íntegra, em: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/noticia/index.php?id=20139). Nossos agradecimentos à ex-associada Margarida pelo envio desta notícia por e-mail.

Ecoando / Ecologia & Caminhadas
Internet: http://www.ecoando.com
Álbum virtual de fotos: http://www.flickr.com/photos/ecoando/
Correio Eletrônico: ecoando@ecoando.com ou cassioecoando@gmail.com
Telefones: (21) 2709-5435 ou 91558777

Nenhum comentário: