segunda-feira, 22 de março de 2010

Engenheiros trabalham para deixar os barcos prontos para a estréia do Class 1 no Brasil


Dois pilotos já estão na Cidade Maravilhosa. O Príncipe saudita será substituído pelo italiano Guido Cappellini
O sol escaldante não tira o ânimo de todos os envolvidos na organização do GP Brasil Class 1 de Motonáutica. Enquanto os barcos de alta tecnologia não vão para a água, os mecânicos e engenheiros trabalham para ajustar os barcos para a competição que acontece de 26 a 28 de março na Marina da Glória/Praia do Flamengo, Rio de Janeiro.
Ainda sem os motores acoplados, os barcos que atingem 270 km/h e prometem dar um show para quem for à praia do Flamengo no próximo fim de semana, devem realizar os primeiros testes somente na quarta-feira (24). No entanto, os dois barcos madrinhas, também conhecidos como paceboats, vão testar as condições do mar nesta terça (23).
Dois pilotos já estão no Rio. São eles: o norueguês Kolbjorn Selmer e o italiano Nicola Giorgi, um dos mais experientes profissionais da categoria. Ele foi piloto por mais de 70 provas e disputará a competição 2010 como responsável pela aceleração (‘throttleman’), na equipe italiana Giorgioffshore, que usa motores Lamborghini V12.
Giorgi disputará a prova ao lado do estreante Rashed Al Tayer, dos Emirados Árabes, de apenas 21 anos. O fato de disputar a etapa de abertura com um principiante não assusta o italiano.
“Piloto e ‘throttleman’ têm que trabalhar em conjunto numa sintonia fina, e apesar do pouco tempo que dispomos para deixar tudo em ordem, espero fazer uma boa corrida”, disse Giorgi, nesta segunda-feira (22), na Marina da Glória, antes de inspecionar a sua máquina.
Neste esporte a motor único, o piloto é responsável pela navegação e direção enquanto o ‘throttleman’ controla a aceleração e desaceleração, além da injeção de combustível que dá potência ao motor.
“Assim como na Fórmula 1, os pilotos da Class 1 têm poucas chances para treinar. Mas corremos juntos na Class 3 e na Fórmula 2 e tenho plena confiança no seu trabalho”, disse Giorgi sobre o seu companheiro de equipe.
Os outros pilotos e ‘throttlemans’ que participarão da etapa carioca desembarcam entre terça e quarta-feira no Rio de Janeiro. Entre os previamente inscritos, apenas uma alteração. Por motivos pessoais, o príncipe saudita Turki Bin Thamer não disputará mais a prova. Em seu lugar, a equipe espanhola Duemme Yacht Broker contratou o italiano Guido Cappellini.
“Fiquei realmente emocionado com o convite. O GP Brasil Class 1 de Motonáutica é um evento histórico e é uma honra ser um dos protagonistas”, disse Guido, que correrá ao lado do italiano Giampaolo Montavoci.
Enquanto os pilotos não mostram suas habilidades, quem rouba a cena na Marina da Glória, é o diretor da IOTA (International Offshore Teams Association), Pasquale Sesana. Com muito entusiasmo, o simpático manda-chuva do Class 1 acredita que os brasileiros vão se emocionar com a prova. “Assim como o povo italiano, o brasileiro ama os esportes a motor. Vai ser uma grande festa”, opinou Sesana.
O GP Brasil Class 1 de Motonáutica tem início nesta sexta-feira (26), com os treinos livres. No sábado (27), acontecerá nova sessão de treinos livres, seguida do treino classificatório que definirá o grid de largada. Às 14h30, será disputada a primeira corrida.
No domingo (28) pela manhã os barcos voltam a participar dos treinos livres. O grid de largada, porém, será formado de acordo com a colocação final obtida na prova de sábado. A segunda corrida será disputada novamente às 14h30.
INGRESSOS – O público que for acompanhar o GP Brasil Class 1 de Motonáutica (www.class1brasil.com.br) de dentro da Marina da Glória já pode adquirir os ingressos através do portal Ingresso.com (www.ingresso.com). Entre os dias 24 e 28 de março os ingressos serão vendidos também na bilheteria da Marina da Glória. Horários: dias 24 e 25, das 9h às 18h; dia 26, das 10h às 20h30; dias 27 e 28, das 9h às 18h. Os valores variam de R$50 a R$350, no caso dos camarotes.
O GP Brasil Class 1 de Motonáutica acontecerá de 26 a 28 de março na Marina da Glória/Praia do Flamengo, Rio de Janeiro, e é uma realização do Grupo EBX em parceria com a Aktuell, agência de comunicação integrada, patrocínio do banco Itaú, OGX e Nextel, apoio da Riotur e Federação de Motonáutica do Rio de Janeiro, Rede Globo, Revista Náutica, Rádio Paradiso, Mix FM, Climatempo, Agreco, Ferrari e Fashion Mall.

Nenhum comentário: