segunda-feira, 15 de março de 2010

Niterói pode se tornar destino indutor de turismo

De hoje, dia 15/03 até sexta, dia 19/03, a coordenadora de Pesquisa do Núcleo de Turismo da Fundação Getúlio Vargas, Camila Resende, e sua equipe de pesquisadores estarão em Niterói, para fazer um estudo de Competitividade Turística, com o objetivo de avaliar se a cidade está apta a se tornar um município brasileiro indutor de turismo. Durante esta semana, serão visitadas diversas secretarias de Governo, concessionárias de serviços públicos, órgãos de seguranças e o trade turístico da cidade. O resultado do estudo será divulgado ainda no primeiro semestre de 2010.
Em todo o Brasil existem 65 destinos indutores, sendo cinco no Estado do Rio (Rio capital, Angra dos Reis, Búzios, Paraty e Petrópolis). A proposta é que, a partir da avaliação, sejam incluídos os municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Itatiaia, Niterói, Nova Friburgo, Valença, Resende, Teresópolis e Vassouras. Como contrapartida, estes municípios deverão desenvolver um relatório contento os atrativos turísticos que sejam capazes de estimular o crescimento das suas respectivas regiões.
Destinos indutores do turismo, segundo o Programa de Regionalização do Turismo, são aqueles que possuem infraestrutura básica, turística e atrativos qualificados, capazes de atrair e distribuir significativo número de turistas para seu entorno, dinamizando a economia do território em que está inserido.
A avaliação é feita através de um estudo de Competitividade Turística, realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e faz parte da política de descentralização da atividade turística do Ministério Turismo (MTur). À versão nacional do programa, que conta com 65 destinos indutores do turismo brasileiro, serão acrescentados municípios de diversas regiões do Brasil, que também passarão por uma avaliação.
Bom negócio
Ser considerado um município indutor de turismo é um ótimo negócio para a cidade, pois passamos a ter acesso a verbas federais especiais do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) para serem aplicadas em infraestrutura, além de assistência técnica para promoção e marketing.
O Brasil tem 65 destinos Indutores de turismo, dentre os quais 27 capitais. Em seis anos, esses municípios receberam investimentos de R$ 1 bilhão para obras de infraestrutura. Ao todo foram firmados 656 contratos para a realização de obras nos destinos priorizados pelo Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.
“Fazer parte desse estudo é um reconhecimento do Ministério do Turismo em relação a política de turismo que adotamos em Niterói”, destaca o presidente da Neltur, José Haddad.
Fonte: http://www.niteroi.rj.gov.br/

Nenhum comentário: