segunda-feira, 19 de abril de 2010

Autoridades de Niterói esclarecem iniciativas para recuperação da cidade


Doze secretários e presidentes de empresas da Prefeitura de Niterói que trabalham diretamente no levantamento das áreas de risco, na contenção das encostas e na assistência aos desabrigados pelas enchentes dos últimos dias, se reuniram nesta segunda-feira com os 18 vereadores de Niterói, para esclarecer as medidas que estão sendo adotadas no socorro às vítimas das chuvas que deixaram cerca de 8 mil pessoas desabrigadas. A reunião foi definida após um encontro entre o Prefeito Jorge Roberto Silveira e o Presidente da Câmara, Paulo Bagueira.
“Com a reunião os vereadores puderam saber com mais exatidão o que está ocorrendo na cidade, quais são as medidas adotadas pelo município e questões pontuais como a construção de casas, desapropriações e o cadastramento das famílias para o aluguel social a ser implantado pela Prefeitura”, disse o Vereador Paulo Bagueira, que considerou positivo o encontro. “Todos os vereadores compareceram e todos tiveram a oportunidade de fazer seus esclarecimentos junto aos secretários, podendo dar informações mais claras e objetivas à população”, disse Bagueira.
Segundo os secretários presentes na reunião, Niterói tem hoje 1378 famílias desabrigadas que dá um total de 8 mil pessoas nesta situação. Somente em 18 escolas da rede municipal, cerca de 1300 pessoas ainda estão morando de forma improvisadas e que ainda, nesta semana, começarão a ser transferidas para as duas unidades do Exército desativadas no bairro do Barreto e Venda da Cruz. “A Prefeitura já começou as melhorias nestes locais para iniciar a mudança dessas famílias que estão improvisadas nas escolas, para que as aulas recomecem”, disse Maria Inês, Azevedo, Secretária Municipal de Educação.
Outro ponto de muita discussão e polêmica, foi o cadastramento das famílias que serão beneficiadas pelo Aluguel Social a ser implantado pela Prefeitura. De acordo com Katia Paiva, Secretária de Assistência Social, o cadastramento está sendo feito por equipes do município nos Centro de Referência de Assistência Social, distribuídos em diversos locais do município e nas próprias unidades de educação. “O levantamento está sendo feito e um banco de dados criado para checagem das informações e em seguida essas pessoas serão contactadas pelo Município para receberem o benefício”, disse.

NITERÓI PODE GANHAR 10 MIL CASAS POPULARES

O Secretário de Serviços Públicos de Niterói, José Roberto Mocarzel prevê a construção nos dois próximos anos de 10 mil unidades habitacionais na cidade, através do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. “Vamos privilegiar os locais onde estas famílias já residiam e estamos sugerindo a construção de pequenos edifícios de até quatro anadares na própria comunidade. Niterói tem cerca de 3 mil casas em situação de risco iminente e que precisa de intervenções. Há casos que é mais econômico construir um pequeno conjunto habitacional do que conter aquela encosta que desabou”, disse ele.
Já o Secretário de Habitação, Marcos Linhares informou que o município tinha solicitado para o Programa Minha Casa Minha Vida cerca de 2 mil unidades e que de imediato o Governo Federal já ampliou a linha de crédito para 5 mil residências em 2010 e outras 5 mil casas em 20111.
Já Marival Gomes, Secretário de Segurança e Defesa Civil a demanda de chamadas para pedidos de vistorias no município está na ordem de 2500. “Para se ter noção, em todo o ano passado foram 600 pedidos de vistoria. Estamos com nossa capacitade de trabalho no limite e há muito a ser feito para que a cidade volte à normalidade”, disse. Já o Secretário de Meio Ambiente, José Fernandes Zaff, lembrou que a cidade registrou 138 pontos de deslizamento, todos devidamente fotografados, identificados e prontos para receberem as intervenções necessárias.
Estavam no encontro os vereadores, Paulo Bagueira, Carlos Magaldi, José Augusto Vicente, Vitor Junior, Renatinho, Waldeck Carneiro, Jorge Issa, Felipe Peixoto, Beto da Pipa, Padre Ricardo, Renato Cariello, Sergio Fernandes, Emanuel Rocha, João Gustavo, Carlos Macedo, Rodrigo Farah, André Diniz e Luiz Carlos de Freitas Gallo.
Já os secretários presentes foram o de Saúde, Alkamir Issa, de Assistência Social, Katia Paiva, de Urbanismo, Christina Moneratt, de Habitação, Marcos Linhares, de Meio Ambiente, José Antonio Fernandes, de Segurança e Defesa Civil, Marival Gomes, de Governo Michel Saad, de, Educação, Maria Inês Azevedo, de Fazenda Euclides Bueno e os presidentes da Clin e da Emusa, respectivamente, Guilherme Tinoco e José Roberto Mocarzel, além da Coordenadora dos Direitos das Mulheres, Satiê Mizubuti.
Mais informações no site: http://www.camaraniteroi.rj.gov.br/
Fonte: Câmara de Niterói

Nenhum comentário: