sábado, 10 de abril de 2010

Orquestra Sinfônica Nacional – UFF abre temporada 2010 no Clube Central.


O Centro de Artes UFF está em obras, mas continua funcionando em diferentes espaços, dentro e fora da universidade, com o objetivo de sempre: levar arte, cultura e entretenimento de qualidade ao público de Niterói. Por isso, a OSN-UFF fará o concerto de abertura da temporada 2010 no Salão Nobre do Clube Central de Icaraí dia 18 de abril, Domingo, às 10h. O ingresso custa R$ 2,00.
O Maestro Roberto Duarte, que doou seu cachet para a OSN-UFF, será o Regente desta primeira apresentação. Paulo Santoro será o solista e interpretará, junto com a OSN-UFF, o concerto n° 2 para violoncelo e orquestra de Villa-Lobos que não é apresentado no Brasil desde 1982. Villa-Lobos dedicou este concerto ao grande violoncelista brasileiro Aldo Parisot e compôs, em apenas uma semana, num hotel de Nova York, terminando a revisão no Rio de Janeiro.
É importante lembrar que a OSN-UFF está resgatando sua missão original de difusora da música brasileira e inovando, pois criou uma Comissão Artística, composta por músicos da Orquestra, que ficou responsável pela elaboração da temporada 2009. Neste período, a OSN evoluiu musicalmente porque elaborou um plano de trabalho inspirado nos modelos mais modernos em atividade no mundo. O ponto principal é uma gestão democrática com regentes se revezando em contratos curtos. O Sucesso foi tão grande, que a temporada 2010 também está sendo elaborada pela Comissão Artística, seguindo assim, a mesma linha de trabalho.
Orquestra Sinfônica Nacional foi criada no governo Kubbitschek. No dia 12 de Janeiro de 1961 o Presidente Juscelino Kubbitschek assinou um decreto criando a Orquestra Sinônica Nacional. Durante a década de 1960, a OSN atuou no sistema oficial de radiofusão seguindo o exemplo de orquestras européias como a BBC de Londres, com o objetivo de preencher uma lacuna na divulgação da música brasileira.
Dentro da Rádio MEC, a OSN desempenhou importante função social gravando, em seus estúdios, obras de compositores como Villa-Lobos, Guarnieri, Guerra Peixe, Mignone, Cláudio Santoro, Nepomuceno, Carlos Gomes e outros.
Um conjunto de esforços empreendidos por integrantes da OSN, representantes da Funtevê e do Ministério da Educação resultou na integração da OSN à estrutura da Universidade Federal Fluminense em dezembro de 1984.

Programa:
Villa-Lobos/Duarte: Pequena Fantasia sobre "A Menina das Nuvens"
Beethoven: Sinfonia nº 7
Villa-Lobos: Concerto nº 2 para Violoncello e Orquestra
Solista: Paulo Santoro

Serviço:
Orquestra Sinfônica Nacional – UFF
Dia: 18 de abril, Domingo, às 10 horas.
Ingresso: R$ 2,00
Local: Salão Nobre do Clube Central de Icaraí
End: Av. Jornalista Alberto Francisco Torres (Praia de Icaraí), 335, Niterói
Tel: 2711-0899

Nenhum comentário: