terça-feira, 27 de abril de 2010

Vital Brazil inaugura novas áreas de produção amanhã

Programação faz parte das comemorações pelo aniversário do cientista
O ano de 2010 será de muitas comemorações para o Instituto Vital Brazil (IVB), em homenagem aos 145 anos de nascimento de Vital Brazil Mineiro da Campanha. Nesta quarta-feira, 28 de abril, data do aniversário do cientista, o instituto inaugurará a Fazenda Vital Brazil, além do novo sistema de purificação de água e da nova área de envasamento de soros. As três inaugurações marcam um passo importante no processo de modernização do complexo fabril do IVB.
A comemoração começa às 10h, no município de Cachoeiras de Macacu, onde fica localizada a Fazenda Vital Brazil, adquirida em dezembro de 2008. Com 17 alqueires, o espaço foi comprado com o objetivo de ser um lugar para a criação dos cavalos utilizados no processo da produção dos soros. Na fazenda está localizada a nova Central de Produção de Plasmas Hiperimunes, o mais moderno laboratório deste tipo no Brasil, com tecnologia que aprimorará a qualidade dos soros do instituto. 
A partir das 15h, a festa chega à sede do IVB, em Niterói. Neste horário está agendada a inauguração do novo sistema de produção de água. O maquinário produz água purificada utilizada na produção de medicamentos injetáveis, e atende às especificações legais para as indústrias farmacêuticas.
Outra inauguração neste mesmo horário na sede do instituto será a da nova área de envasamento, localizada no pavimento térreo do prédio de líquidos. O espaço representa um salto tecnológico importante na qualidade da etapa final do processo de fabricação de soros hiperimunes, destinados ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A área atende todas as exigências dos órgãos de vigilância, especialmente quanto às qualificações do ar e sua exaustão.
Além disso, nesta área está instalada uma nova máquina envasadora, com tecnologia de ampola fechada, que expõe muito menos o soro à contaminação. A máquina tem capacidade de envasar 12 mil ampolas por hora, mais de seis vezes a capacidade atual. Tudo isso com menor consumo de energia e água e eliminação de riscos eventuais de contaminações. “A aquisição da máquina era aguardada há mais de 15 anos e representa um grande avanço para o instituto, tanto em termos de tecnologia, já que a antiga tinha 50 anos de uso, como de adequação às normas da Vigilância Sanitária”, afirma Antônio Werneck, presidente do IVB.
O Instituto Vital Brazil (www.ivb.rj.gov.br) é uma empresa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, ligada à Secretaria de Saúde e Defesa Civil. Foi criado em 03 de junho de 1919, pelo médico Vital Brazil Mineiro da Campanha. O IVB é um tradicional produtor de soros hiperimunes. Produz antídotos contra tétano, raiva e antipeçonhentos, usados no tratamento de acidentes com cobras, aranhas e escorpiões. Desde 2001 o Vital Brazil é único produtor brasileiro do soro contra o veneno da aranha viúva-negra. O Instituto Vital Brazil é um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

Nenhum comentário: