No próximo dia 13, milhares de pessoas que estiverem passando pelas ruas, indo ao trabalho, estiverem nas escolas ou mesmo em casa vão ficar surpresas com a quantidade de alunos dos Colégios Adventistas que vão sair às ruas para distribuir um panfleto com um saquinho anexado contendo uma sementinha. As milhares de sementes que vão ser espalhadas em todo o Brasil são da crotalária, uma planta que dá uma flor amarela, muito atrativa para libélulas que, tanto na fase larval como adulta, se alimentam de larvas e mosquitos Aedes Aegypti, transmissores da dengue e febre amarela. Essa será uma atitude simples, mas se germinar, poderá fazer muita diferença para a sociedade e para o planeta.
Os folhetos que vão ser distribuídos vão instruir a população quanto ao plantio das sementes que os acompanham (veja o folheto anexo). As sementes plantadas em terrenos baldios ou em beira de rios, além de enfeitarem o ambiente, também serão armas naturais eficazes contra o mosquito que assombra cidades brasileiras. Iniciativa semelhante foi apresentada em Monte Aprazível, interior de São Paulo. No final de 2009, a Assessoria de Saúde da cidade lançou o projeto “Plante uma crotalária”, e assim, os Agentes de Controle de Vetores e a população ganharam mais um recurso para combater o Aedes Aegypti.
A fim de chamar a atenção da população para a importância do plantio da crotalária, os alunos vão participar de várias ações, como exibição de faixas e cartazes educativos, passeios ciclísticos, passeatas, apresentações de corais e peças teatrais em escolas e praças públicas, apresentações em stands em lugares onde há grandes concentrações de pessoas e até mesmo o plantio de mudas da planta.
Essa iniciativa é parte do projeto “Um dia de esperança para o planeta”, desenvolvido pela Rede Adventista de Educação, que é mantida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e está presente em mais de 150 países com aproximadamente 1,5 milhão de alunos. Somente no Brasil, mais de 300 unidades escolares oferecem o ensino da Educação Básica à Pós-Graduação, além de 15 colégios em regime de internato.
Em outros países da América do Sul, a Rede Adventista de Educação também vai realizar projetos e campanhas no dia 13, a fim de conscientizar seus países sobre a importância da preservação da vida no planeta. “É fundamental e urgente que desenvolvamos nos alunos uma mentalidade socioambiental. A escola é o meio mais eficaz para criar essa consciência.
No dia de esperança para o planeta, o Colégio Adventista de Niterói vai levar os alunos do Ensino Fundamental II para as Barcas do centro da cidade a fim de promover ali a preservação do Meio Ambiente e a distribuição dos cartões com as sementes da crotalária.
Mais informações:
Colégio Adventista de Niterói: Rua Desembargador Lima Castro, nº 36, Fonseca, Niterói.
(21) 2625-1707 / (21) 2625-8219.
Por Vivian Vergílio, jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário