segunda-feira, 31 de maio de 2010

Câmara de Niterói abre CPI para discutir serviço das barcas

A Câmara de Vereadores de Niterói instala amanhã, terça-feira, dia 1º de junho, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Barcas. O objetivo é ouvir a população de Niterói sobre a qualidade dos serviços prestados pela Concessionária Barcas S/A, que é a responsável pela ligação marítima entre o Rio de Janeiro e Niterói através de duas estações, uma na Praça Araribóia no Centro e outra em Charitas na Zona Sul da cidade. A CPI pretende, ainda, colher informações sobre a Estação Cantareira, área cultural do município, localizada no bairro de São Domingos e que esta sob responsabilidade da concessionária.
Contando com 17 assinaturas dos 18 vereadores da cidade, a CPI foi proposta pelo Vereador Vitor Junior (PT) que deverá presidir os trabalhos. O Presidente da Câmara, Vereador Paulo Bagueira disse que na terça-feira, durante reunião na sala da Presidência, será definido os membros que irão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito. “A CPI será nos mesmos moldes da que acabamos de concluir sobre os serviços da Ampla na cidade de Niterói. Com calma e responsabilidade, iremos ouvir a população, os dirigentes e as autoridades para de posse das informações, fazermos um documentos e encaminharmos aos órgãos fiscalizadores. Os depoimentos que iremos colher será de vital importância pára instruir os nossos trabalhos”, afirma Paulo Bagueira (PPS), Presidente da Câmara de Vereadores.
Para Vitor Junior há muitos pontos sobre a concessão das Barcas que precisam ser esclarecidos. “Além da superlotação em horários de pico e a falta de investimentos da Concessionária para gerar mais conforto aos usuários, temos pontos obscuros como a linha de ônibus que serve a Região Oceânica até Charitas, exclusivamente para o Terminal de Catamarãs da concessionária e a ocupação da Estação Cantareira, no bairro de São Domingos que deveria abrigar a Companhia de Balé de Niterói e até agora nada disso ocorreu, a não ser o uso do espaço para fins comerciais”, afirma Vitor Junior, lembrando que a Barcas S/A está há anos prometendo construir uma nova estação de embarque em Niterói, cujo projeto nunca saiu do papel. “Acho que como vereadores poderemos dar importantes contribuições para a sociedade, esclarecendo pontos polêmicos sobre um serviço que é alvo de críticas da maioria dos 80 mil usuários que diariamente dependem dele”, concluiu o Parlamentar.

Nenhum comentário: