quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pestalozzi de Niterói fez mais de 500 mil atendimentos em 2009

Balanço social apresentado nesta quinta-feira mostra crescimento de 7% em um ano.
A Associação Pestalozzi de Niterói promoveu mais de 500 mil atendimentos à população de baixa renda durante o ano de 2009, através do sistema único de saúde (SUS) ou gratuitamente. Os dados foram apresentados na manhã desta quinta-feira, dia 20, durante uma reunião com diretores, conselheiros e coordenadores da instituição que completa em 2010, 61 anos de atividades. “Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no ano de 2009, a Pestalozzi fechou o seu balanço social com crescimento de 7% no atendimento à sua clientela em relação ao ano de 2008. Foram mais de meio milhão de procedimentos nas áreas de saúde, educação e reabilitação realizadas ao longo do ano, sendo que 89% deles através do Sistema Único de Saúde ou gratuitamente pelos programas dirigidos para a população de baixa renda”, comemora Lizair Guarino, presidente da entidade. 
Durante o ano de 2009, a Associação Pestalozzi de Niterói atendeu diretamente 172.640 pessoas, o que gerou um total de 517.920 atendimentos, sendo que desse total, 413.078 foram feitos através do Sistema Único de Saúde e outros 48.191 de forma gratuita, levando-se em consideração o poder aquisitivo e a vulnerabilidade social de quem procura os seus serviços.
“É importante destacar que este número de atendimentos pelo SUS e gratuitamente supera em muito a meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Assistência Social para a emissão do certificado de filantropia o que para nós é motivo de orgulho. Somos uma instituição essencialmente filantrópica”, afirma Lizair, lembrando que 653 crianças, a sua grande maioria portadora de deficiência física, motora e intelectual são beneficiadas pelos programas educacionais da Pestalozzi. “Aqui é uma fábrica de cidadania e isso nos orgulha muito. A cada ano que passa, quando fazemos o nosso balanço social, nos orgulhamos do caminho escolhido e trilhado até aqui”, afirma ela.
A Pestalozzi de Niterói é uma instituição filantrópica sem fins-lucrativos e que funciona na estrada Caetano Monteiro, 857, em Pendotiba Niterói.

Nenhum comentário: