quarta-feira, 26 de maio de 2010

Vital Brazil treina funcionários da Saúde do Rio

Para dar continuidade à jornada de capacitação e reciclagem dos funcionários da Saúde do Rio de Janeiro, o Instituto Vital Brazil (IVB) e a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil estão organizando uma série de encontros para treinar os profissionais que lidam diretamente com pessoas que sofrem acidentes com animais peçonhentos.
Os treinamentos começaram com o município de Duque de Caxias, no último dia 24 de maio. A próxima reunião será no dia 11 de junho, sexta-feira, no Instituto Vital Brazil, com os funcionários do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Ambiental de Niterói. O dia será inteiro de palestras sobre serpentes e artrópodos com os biólogos e pesquisadores do Vital Brazil. Além da parte teórica, os participantes recebem aulas práticas e têm a oportunidade de aprender a manusear com os animais de forma que não se acidente nem machuque o bicho. “Afinal, o animal peçonhento é muito importante, é peça chave no processo de produção de soro contra seus próprios venenos”, lembra Antônio Werneck, presidente do IVB.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, anualmente acontecem cerca de 90 mil acidentes com cobras, aranhas e escorpiões no país. “Apesar da importância do tema, percebemos que a grande maioria dos profissionais de saúde não tem conhecimento técnico necessário ou precisa de reciclagem”, explica Werneck.
Depois de Niterói, os próximos municípios a serem treinados serão Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Casimiro de Abreu, ainda sem data definida. O Instituto Vital Brazil (www.ivb.rj.gov.br) é sociedade de economia mista vinculada à Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil. É um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

Nenhum comentário: