terça-feira, 15 de junho de 2010

Curso: A arte de escrever perfis - Na FLIP em Paraty

Na Oficina Literária da Flip, o peruano Julio Villanueva Chang vai dar aulas sobre a arte de escrever perfis

Os interessados em participar devem se inscrever até 25 de junho
Criador da revista cultural Etiqueta Negra, o escritor e jornalista peruano Julio Villanueva Chang conduzirá a Oficina Literária da 8ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece entre os dias 04 e 08 de agosto na cidade do Sul Fluminense. O foco do curso, que será desenvolvido em parceria com a Folha de S.Paulo, estará nas relações entre jornalismo e literatura, com destaque para a produção de “Perfis” - forma ao mesmo tempo factual e literária de descrever alguém, famoso ou anônimo. As inscrições já estão abertas e os interessados devem enviar o currículo para o processo seletivo, até o dia 25 de junho, para o email: oficinaliteraria@flip.org.br
Ao longo das três aulas, cada uma com uma hora e meia de duração, os 30 alunos selecionados terão a oportunidade de desenvolver textos próprios, além de debatê-los livremente com Villanueva Chang. Entre as questões que serão trabalhadas na oficina, destacam-se os limites entre ficção e realidade; quais recursos literários podem ser aplicados na produção de perfis jornalísticos. Villanueva Chang dará as aulas em espanhol, sem tradução simultânea.
Como nas edições anteriores da Flip, a Oficina Literária tem como objetivo compartilhar ideias e conhecimentos com a população local e os jovens talentos. Villanueva Chang vai levar toda sua experiência e fascínio pela produção textual à Paraty, tal qual fizeram Milton Hatoum, Joaquim Ferreira dos Santos, Arthur Dapieve, Silvio Ferraz, Lucrecia Martel, Sérgio Machado e Carlito Azevedo ao coordenarem as oficinas passadas.
Com foco no jornalismo literário, na produção de perfis, a oficina deste ano também dialoga com o autor homenageado, o sociólogo Gilberto Freyre. Exímio na escolhas das palavras, na construção de cada frase, Freyre deu vida à sua fortuna crítica sempre no delicado limiar da realidade e da ficção. O próprio autor de Casa Grande & Senzala reconheceu seus escritos de sociologia e antropologia como literatura.
Inscrição, seleção e regulamento
Podem participar da Oficina Literária todos aqueles que tenham interesse no tema e mostrem-se qualificados para seguir as aulas. A seleção será feita por meio de análise de currículos, que devem ser enviados à Flip pelo e-mail oficinaliteraria@flip.org.br  até 25 de junho. Os interessados podem enviar também um texto jornalístico já produzido para ajudar no processo de seleção. O envio do texto é opcional . A primeira lista de selecionados será publicada no site da Flip no dia 28 de junho, e a lista definitiva no dia 9 de julho.
Para os alunos selecionados, haverá uma taxa de inscrição de R$ 100, que deverá ser depositada em conta corrente até dia 2 de julho. Os dados da conta serão publicados com a lista de selecionados, em 28 de junho.
Carga horária - Três aulas de uma hora e meia
Número de alunos - 30
Aulas
05/08, quinta: 13h30-15h
06/08, sexta: 13h30-15h
07/08, sábado: 13h30-15h

Nenhum comentário: