terça-feira, 22 de junho de 2010

Palestra "UFF - Ação Musical" - “Os castrati – o sacrifício dos meninos pela música”

30 de junho 2010 – 18h30 – Série “UFF – AÇÃO MUSICAL” – Palestra: “Os castrati – o sacrifício dos meninos pela música”
Com Kristina Augustin (musicista especializada em Música Antiga e Viola da Gamba)

A palestra focalizará os cantores castrados, ou (em italiano) castrati, reconhecidos como um importante fenômeno na história da música vocal europeia que, durante aproximadamente 230 anos, estiveram presentes nos palcos e no seio da Igreja Católica. Idealizados como anjos, monstros ou representando heróis e mulheres nas óperas, os castrati despertaram muitas curiosidades e influenciaram o imaginário tanto popular quanto aristocrático. Provocavam reações diversas e foram julgados, amados e criticados, de acordo com a vivência social e estética de cada indivíduo ou grupo social. Aos olhos das sociedades do século XXI, a prática da castração se apresenta como um procedimento terrível e desumano. Mas a arte dos lendários castrati continua a exercer fascínio ainda hoje e se faz necessária uma nova abordagem sobre esse fenômeno.
Kristina Augustin é Mestre em Artes/Música pela Unicamp; formada pela Schola Cantorum Basiliensis (Suíça 1989/1992), sob a orientação do gambista Paolo Pandolfo e diplomada em 1997, pela University Central of England/Birmingham Conservatoire, orientada pela gambista Sarah Cunningham. No exterior, vale citar o recital solo com o cravista Mário Trilha no Museu de Aveiro/Portugal com o programa Bach e seus contemporâneos (julho 2008); concertos em Lisboa, Santarém, Aveiro, Porto e Praga com o grupo Quadro Antiquo (2008); apresentação com o Brazilian Baroque no Boston Early Music Festival (1999); com o grupo Birmingham Baroque em vários concertos na cidade e redondezas de Birmingham, Inglaterra (1997). Em 1995 tocou com a Camerata Antiqua de Curitiba, sob a direção de Roberto de Regina em Assunção/Paraguai. Em julho de 1991 realizou uma série de concertos com o grupo Fiori Musicali, na Basiléia, Viena e uma turnê por sete cidades da Romênia: Cluj, Sighisioara, Medias, Sibiu, St. Gheorge, Brasov e Riminicu. Desde 1999, vem se destacando como solista no cenário musical nacional tocando nas principais salas de concerto do país. Sob a regência de Ricardo Rocha solou na Paixão Segundo São João (2003) e no concerto Bradenburgo n°6 (2009), ambos de J. S. Bach.Com o flautista David Castelo e a OSN-UFF solou nos concertos de Telemann para flauta-doce, viola da gamba e orquestra, sob a regência de Lígia Amadio. Gravou três discos com o conjunto Música Antiga da UFF, um CD com a Camerata Antiqua de Curitiba e o CD Versos Cantados com o grupo Quadro Antiquo.

Local: Biblioteca Central do Gragoatá – UFF. (Av. Rio Branco s/nº, Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói – RJ) - Tel.: (21) 2629-2774 / 2629-2775
Duração: 60 minutos
Censura: Livre
Entrada franca.

Nenhum comentário: