terça-feira, 15 de junho de 2010

Vinícius e Itajara Dias em Concerto no Municipal

O recital do pianista Vinícius Dias acontecerá no dia 23 de junho, às 20h no palco do Teatro Municipal de Niterói e contará com a participação especial do compositor Itajara Dias.
Vinícius, aos dois anos, já mostrava afinidade com a música, iniciando seus estudos de piano logo cedo com o pai, o consagrado compositor Itajara Dias pianista do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 
Com sete anos, foi para o Conservatório de Música de Niterói, onde estudou com a professora Ruth Vianna e o pai Itajara Dias. Atualmente faz Bacharelado em piano no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro.
Aos quatro anos compôs sua primeira música, “Feliz Noite”, que se encontra na 5ª faixa, do CD “Prelúdio a Um Novo Dia” do pianista e compositor Itajara Dias. Sua primeira apresentação de piano foi aos oito anos de idade, no lançamento deste CD, tocando sua composição a quatro mãos com o pai, além de dar uma canja tocando o Minueto em Sol de Bach. Neste mesmo ano, fez seu primeiro recital de piano e canto no Orfanato Teresinha de Jesus, na Tijuca, Rio de Janeiro, com toda a renda destinada ao Orfanato.
Com oito anos de idade apresentou-se também em recital beneficente no Chico’s Bar, no Rio, para crianças com câncer, assistidas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), comemorando o Dia das Crianças. E não parou mais de tocar e compor.
No Brasil (Rio de Janeiro), apresentou-se no Museu do Primeiro Reinado, Centro Cultural da Justiça Federal, MAM - Museu de Arte Moderna, Centro Cultural do Banco do Brasil-CCBB (pelo projeto Música no Museu). Centro Cultural da Justiça Eleitoral, Teatro Municipal de Niterói, Teatro da UFF, Conservatório Brasileiro de Música, Conservatório de Música de Niterói.
Em 2007, participou das gravações do CD e DVD Música Nova, da Série Música Brasileira no Tempo, com a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, tocando celesta e teclado, sob a regência da maestrina Ligia Amadio.
Em março de 2009, apresentou-se no Consulado Geral da Federação da Rússia, nas comemorações dos 30 anos de carreira do pai, o pianista e compositor Itajara Dias.
Apresentou-se no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, tocando celesta, sob a regência da maestrina Ligia Amadio, na cantata profana Carmina Burana.
Atualmente vem se apresentando no projeto “Um Piano na Rua”, com o pai e em carreira solo, por diversas cidades do Rio de Janeiro e em outros estados.
Serviço:
Recital de Piano – Teatro Municipal de Niterói
Data: 23 de junho
Horário: 20h
Valor: R$20
Classificação etária: 10 anos
Capacidade: 400 lugares
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro
2620-1624

Nenhum comentário: