quarta-feira, 7 de julho de 2010

Duo de violões “Abaruna” se apresenta na Biblioteca Central do Gragoatá

Promovida pela Pró-Reitoria de Extensão da UFF, através do Centro de Estudo e Iniciação Musical (CEIM-UFF), a série “UFF – Ação Musical” leva até a Biblioteca Central do Gragoatá o Duo (de violões) Abaruna, formado por Guilherme Ribeiro e Haroldo Júnior. A apresentação, com entrada gratuita, acontece dia 14 de julho, às 18h30.
O Abaruna surgiu a partir do curso de violão, ministrado pelo prof. Marco Lima, no Centro de Estudo e Iniciação Musical da UFF, tendo como principal objetivo estimular a formação de um grupo instrumental entre seus alunos. Assim, inicialmente, foram selecionados quatro talentosos violonistas para dar início ao conjunto de violões. Posteriormente, dois deles se formaram, saindo do grupo, permanecendo Guilherme Ribeiro e Haroldo Júnior, que constituem atualmente o Duo Abaruna (Violões – CEIM-UFF). 
O nome do grupo vem de termo tupi “abaruna”, que significa “amigo de roupa preta” e faz uma brincadeira com a tradicional cor de roupa com que os grupos de música costumam se apresentar em público.
Marco Lima, coordenador do Abaruna, além de professor da Escola de Música da UFRJ e do CEIM/UFF é um violonista premiado em diversos concursos nacionais, apresentando-se como solista em salas de concerto de todo o país. 
No programa do Duo Abaruna: Minuetos I e II, de J. S. Bach, La catedral, de Agustin Barrios, Estudio sin luz, de Andrés Segovia, Estudo nº 4, de H. Villa-Lobos, La Rossignol e Drewries accordes, ambas de compositor anônimo, Duo Op. 6 nº 34, de F. Carulli, Romanze, de Scheidler, The fool on the hill, de  Lennon & Macartney (arr. Leo Brouwer), e Adiós nonino, de Astor Piazzolla.
Serviço:
14 de julho de 2010 – 18h30 – Série “UFF – AÇÃO MUSICAL” – Duo Abaruna (Violões – CEIM-UFF)
Com Guilherme Ribeiro e Haroldo Júnior. Orientação: Marco Lima.
Local: Biblioteca Central do Gragoatá – UFF. (Av. Rio Branco s/nº, Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói – RJ) - Tel.: (21) 2629-2774 / 2629-2775
Duração: 60 minutos
Censura: Livre
Entrada franca.

Nenhum comentário: