segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ecofuturo lança 2ª edição do Prêmio de Educação para a Sustentabilidade

O Prêmio é um convite aos professores do Brasil para refletirem e compartilharem suas ideias sobre como levar a sustentabilidade para a sala de aula, além de prepará-los para orientar o 7º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso

”Quase tudo o que existe pode ser modificado pelo homem, mas o que realmente precisa ser modificado é a maneira de agir, de pensar, de cuidar”. É assim, sob o olhar de um garoto como Joelmir Tailon de Araújo Ferraz, 15, de Formosa do Rio Preto, na Bahia, que fica evidente a importância de aprender a tecer uma rede de cuidados para criar a grande rede da sustentabilidade. É com esta percepção que, no ano internacional da biodiversidade, o Instituto Ecofuturo lança o 2º Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade e convida professores de todo o País a compartilharem suas idéias sobre como trabalhar o tema do cuidado pela vida de forma multidisciplinar e transversal em sala de aula.
O Prêmio abre um canal de comunicação com os educadores para que escrevam projetos ou planos de aula que demonstrem como ensinar, na prática, algo que deveria fazer parte da base de toda experimentação e todo aprendizado, que envolve, essencialmente, o cuidado com o outro, com si próprio e com todas as formas de vida no planeta. O projeto está aberto a professores das redes pública e privada de todo o Brasil, da educação infantil, ensino fundamental e médio, e EJA, bem como de outras instituições onde se realizem atividades educacionais. As inscrições estão abertas de 25 de junho a 25 de agosto e devem ser realizadas pelo hotsite www.ecofuturo.org.br/premio.
O diferencial desta edição é a proposta aos professores de acessar também uma bibliografia literária, seja para sua reflexão ou para o trabalho em sala de aula, por se tratar de um recurso relevante para ativar outros canais de percepção e apropriação de sentidos. Por isso, O Ecofuturo preparou e disponibilizou no hotsite do Prêmio um material de referência, composto por textos do escritor e jornalista Daniel Piza e pelo poeta Bartolomeu Campo de Queirós, visando incrementar a base de pesquisa e auxiliar os educadores na missão de pensar projetos que ajudem a propiciar aos seus alunos aprendizados sobre o tema central do Prêmio: Saber cuidar.
A premiação contemplará os dez melhores autores com a publicação de seus projetos em livro, R$ 3 mil em dinheiro e uma coleção de títulos de literatura e ecologia. As escolas onde estes educadores lecionam ganharão uma coleção de livros de literatura e ecologia e um computador com impressora.
“A partir da nossa experiência de dez anos na realização de concursos de redação em nível nacional, para alunos e professores de toda a grade curricular, percebemos a importância de criar um canal de comunicação e troca com os educadores, visando conhecer, reconhecer e compartilhar ideias sobre projetos de educação para a sustentabilidade. Assim, acreditamos que podemos contribuir, à distância, com a ampliação de repertórios de qualidade para que o educador se sinta mais preparado para tratar o tema com seus alunos em sala de aula, de modo que estes aprendam como podemos ser mais cuidadores e cuidadosos com a vida, argumentando com gosto e competência”, conta Christine Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo.
A segunda edição do Prêmio será uma preparação dos professores com o tema Saber Cuidar, ampliando e amadurecendo a base de repertório para que orientem seus alunos durante o 7º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso, que será realizado em 2011, de modo que desenvolvam compreensão e argumentação sobre o tema, imprescindíveis para que conduzam a produção das redações.
Para a realização desta segunda edição do Prêmio, que tem a chancela do Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Ecofuturo conta com o patrocínio da Suzano, o apoio da System Marketing Consulting e da MDS Consultores de Seguros e Riscos, além da parceria da Organização dos Estados Ibero-Americanos, da ANJ, da Fundação SM e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
• PRÊMIOS
Publicação dos projetos em livro que será enviado para todos os professores participantes
Professores: R$ 3.000,00 + coleção de livros de literatura + Certificado Escolas: Computador com impressora + coleção de livros de literatura e Certificado.
Mais informações: http://www.premioecofuturo.com.br/2010/index.php/home.html

Nenhum comentário: