quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tributo a Villani-Côrtes no Municipal de Niterói

A pianista carioca Luciana Hamond homenageia o compositor brasileiro Villani- Côrtes - que completa 80 anos neste 2010- , com um recital de piano solo com obras do compositor, no Teatro Municipal de Niterói, no dia 21 de julho, às 19h . Haverá também o lançamento CD “Luciana Hamond interpreta Villani-Côrtes: prelúdios, interlúdios e canções para piano solo”.
A importância do recital Tributo a Villani-Côrtes se dá, em primeiro lugar, através da apresentação do primeiro CD dedicado inteiramente às peças para piano solo do compositor Villani-Côrtes, dono de uma das mais vastas e respeitadas obras da música erudita brasileira.
Em segundo lugar, as obras do recital são representativas da obra do compositor, deixando transparecer o ambiente sonoro vivenciado pelo compositor permeando entre a música clássica, com influências de Debussy e Chopin, e a popular, como os clássicos do jazz e os gêneros da música brasileira.
Finalmente, o CD de produção independente de Luciana Hamond e marca o debut da pianista carioca no mercado fonográfico. A pesquisa e a escolha do repertório foram feitas após a conclusão do mestrado sobre os prelúdios para piano solo do compositor. O CD foi gravado e masterizado no Estúdio DRUM (RJ) por Alexandre Hang, com direção de gravação de André Poyart e Eliane Tauile.

Edmundo Villani-Côrtes

Nascido em Juiz de Fora, Edmundo Villani-Côrtes (1930) teve sua iniciação musical no ambiente familiar. Suas primeiras influências foram as programações de rádio e os filmes musicais. A sua atividade profissional é diversificada, atuando como compositor, regente, arranjador, professor, pesquisador e pianista. Integrou o corpo docente da UNESP como professor de composição e contraponto até se aposentar, em 1999. Sua produção musical reúne um acervo de mais de 200 obras, escritas para diversas formações instrumentais, dentre as quais destacam-se: o Ciclo Cecília Meireles (1987), o Concerto para Vibrafone e orquestra (1994), os Postais Paulistanos (1995), e Te Deum (2007), dedicado às comemorações dos 150 anos da cidade de Juiz de Fora, e Aleluia (2009), obras premiadas pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), além da ópera Poranduba (1998). Atualmente Villani-Côrtes leciona no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim em São Paulo.

Serviço:
PROJETO VILLANI – TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI
Data: 21 de julho
Horário: 19h
Preços: R$5
Classificação etária: livre
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.
Tel: 2620-1624

Nenhum comentário: