sexta-feira, 30 de julho de 2010

Trio Barroco mostra ao público obras inéditas de mulheres da Renascença e do Barroco

Dentro da série “UFF – Ação Musical”, o concerto que o Trio Barroco (Eduardo Antonello - espineta, Kristina Augustin – viola da gamba e flautas e Sonia Wegenast – voz e percussão) fará dia 4 de agosto, às 18h30, no Centro Cultural Justiça Federal, apresenta diversas composições, a maioria inéditas no Brasil, escritas por mulheres, nos períodos renascentista e barroco. O concerto tem entrada gratuita (as senhas são distribuídas no local, uma hora antes do início do espetáculo).
“Ilustres e Esquecidas” trata de compositoras, esquecidas ao longo do tempo, de mulheres importantes, cultas e inovadoras para a sua época. Algumas delas como Isabella Leonarda, Francesca Caccini, Madalena Casulana e Bárbara Strozzi tiveram vários volumes de composições suas publicadas que sobreviveram à ação do tempo chegando, felizmente, aos nossos dias. O que possibilitou aos músicos-pesquisadores uma boa oportunidade de estudar e interpretar essas obras raras, de compositoras desconhecidas no Brasil, mostrando que o universo da música, nos séculos XVI e XVII, não era exclusivamente masculino. Algumas mulheres quebraram essa barreira e se destacaram, colocando-se em igualdade com os homens, muito antes de o feminismo se tornar uma luta de emancipação para o suposto “sexo frágil”, nas primeiras décadas do século XX.
No programa de concerto estão Sweetest love I do not goe, de Anne Killigrew (1660-1685), com letra John Panne, Queen Anne Boleyn’s Lament, de Robert Johnson (c.1500-c.1560), O Deathe, rock me asleepe, de Anne Boleyn  (1501 ou 1507 –  1536), Variação sobre um tema italiano, de compositor anônimo do século XVI, Moteto a voce sola, de Isabella Leonarda (1620 – 1704), O che nuovo stupor, de Francesca Caccini (1587– após 1641), La Fanciulletta semplice e Amor Dormiglione, de Barbara Strozi (1619 – 1677).

Serviço:
Série “UFF – Ação Musical” – Trio Barroco
Programa: “Ilustres e Esquecidas – Compositoras dos séculos XVI e XVII”
Data: 04 de agosto de 2010 (quarta-feira)
Horário: 18h30
Local: Centro Cultural Justiça Federal – Sala de Sessões (Av. Rio Branco 241, Centro, Rio de Janeiro – RJ)
Lotação: 84 lugares
Duração: 60 minutos
Censura: Livre
Entrada gratuita (senhas distribuídas uma hora antes do início do espetáculo)

Nenhum comentário: