sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Arranco de Varsóvia homenageia Martinho da Vila em seu primeiro DVD

Depois de homenagear o mestre Cartola, em 1998, o Arranco de Varsóvia está de volta com mais um trabalho dedicado a outro grande nome da música brasileira: Martinho da Vila. O show poderá ser visto dia 13 de agosto, às 21h, no Teatro Municipal de Niterói.
Gravado ao vivo no Teatro FECAP (São Paulo) em novembro de 2008, Pãozinho de Açúcar – Arranco de Varsóvia canta Martinho da Vila é o primeiro DVD da carreira do grupo carioca, que há quase quinze anos se dedica ao samba e é formado por Andrea Dutra, Cacala Carvalho, Elisa Queirós (as três nos vocais), Muri Costa (voz e violão) e Paulo Malaguti Pauleira (voz e piano). O DVD e CD serão encartados juntos.
O DVD traz 17 faixas que passeiam por diversas fases da carreira de Martinho da Vila, entre os anos de 1969 e 2008, como os sambas de partido-alto Casa de bamba, Na aba, Quem é do mar não enjoa. Também há lugar para duas inéditas: Disritmou, parceria de Martinho com Carlinhos Vergueiro, e Amigo Martinho, presente da dupla Monarco e Ratinho. O DVD tem participações especiais do próprio homenageado (em Me faz um dengo, Devagar devagarinho, Quem é do mar não enjoa e O pequeno burguês) e de outro bamba, Nelson Sargento (em Nossos contrastes e Ex-amor).
A releitura do Arranco de Varsóvia para as canções de Martinho ganhou aprovação total do próprio artista, que considera o grupo “diferente”, e elogiou a nova gravação de Pãozinho de Açúcar. “O compositor geralmente gosta de ver a sua obra tendo outra leitura, outra forma. A gente só não gosta quando essa nova leitura tira a essência. Mas no Arranco, ela até chamou a atenção para determinados fatos da música que passavam despercebidos. É um avanço!”, diz Martinho da Vila.
Dirigido por Jeanne Duarte e Mario de Aratanha, Pãozinho de Açúcar – Arranco de Varsóvia canta Martinho da Vila foi gravado pela produtora CineViola. Os extras trazem fotos dos bastidores da gravação, os ensaios, e o making of da pintura do muro do Clube Renascença feita pelo artista plástico Eduardo Denne, além das músicas Pra mãe Tereza e Xodó de mãe, gravadas em dueto “virtual”: o Arranco de Varsóvia no palco, com Martinho no telão. No show, participam os músicos Márcio Almeida (cavaquinho), Zé Luiz Maia (baixolão), Bruno Cunha (percussão), Miúdo (percussão) e Rodrigo Reis (percussão).

Sobre o Arranco de Varsóvia
O Arranco de Varsóvia nasceu em 1992, quando Paulo Malaguti Pauleira procurou o amigo Muri Costa para montar um grupo dedicado ao samba. Logo depois, juntaram-se à dupla Eveline Hecker, Soraya Ravenle e Rita de Cássia, dando origem à primeira formação do Arranco. O primeiro disco, Quem é de sambar, reunia compositores de todas as vertentes do samba, e foi lançando em 1997 pelo selo Dubas. Em 1998, Cartola foi homenageado pelo grupo no CD Samba de Cartola. Em 2001, o Arranco mudou sua formação feminina com o ingresso de um novo trio: Andrea Dutra, Cacala Carvalho e Elisa Queirós. O terceiro disco, Na cadência do samba, chegou em 2005, e conquistou o Prêmio Tim de Melhor Grupo de Samba, em 2006. O site oficial do Arranco de Varsóvia é: www.arrancodevarsovia.com.br

SERVIÇO:
ARRANCO DE VARSÓVIA / ARRANCO CANTA MARTINHO
Data: 13 de agosto
Horário: 21h
Ingresso: R$ 20
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro
Tel. 2620-1624
Duração: 75 minutos
Classificação etária: livre

Nenhum comentário: