Colômbia está entre os melhores destinos para investimentos no setor de turismo
A terceira edição da SAHIC (South American Hotel & Tourism Investment Conference), evento que reúne empresários e investidores do setor hoteleiro e de turismo, será realizada nos dias 27 e 28 de setembro, no hotel Hilton de Cartagena, na Colômbia.
A conferência reunirá cerca de 300 investidores nacionais e internacionais, além de redes hoteleiras, fundos de investimentos públicos e privados e empresários nos diferentes âmbitos da indústria hoteleira.
Para a Proexport, a SAHIC é uma ótima chance para mostrar o crescimento da indústria turística nacional e as possibilidades de investimento que o país oferece ao setor. O evento é uma excelente vitrine para projetar a Colômbia como uma das potências da América Latina para investimentos e negócios do setor de turismo.
Isenção total de impostos
A Colômbia oferece um pacote de benefícios para investimentos estrangeiros em turismo que inclui, entre outros, a isenção total de imposto de renda por um período de 30 anos, além de um crescimento médio muito superior ao mundial.
Com o aumento do número de turistas estrangeiros, cerca de 10,4% ao ano durante a última década, passando de 600.000 para 1,4 milhão de viajantes internacionais entre 2000 e 2009, também cresceu o número de investimentos em infraestrutura. A expectativa do governo é receber até 2014, 3,9 milhões de visitantes por ano.
Uma indústria com números tão significativos, somada às garantias para investimento e à lei de tratamento especial para o setor, tem feito com que novas e tradicionais empresas insiram a Colômbia no mapa do turismo mundial.
No último boletim da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), a Colômbia passou do 50º para o 38º lugar, na classificação mundial de eventos internacionais, ficando a frente de países como a Rússia, Nova Zelândia, Panamá e Porto Rico.
Nos últimos três anos, por exemplo, diferentes cidades da Colômbia foram sede de eventos como a Assembléia Geral da OMI (2007), a 50ª reunião anual da Assembléia de Governadores do BID (2009), a Reunião de Gerentes da Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (2009), a SAHIC (2010), entre outros.
Cresce a demanda e as possibilidades de investimentos
Ainda que o país conte com mais de 18 centros de convenções, a demanda interna e externa exige aumentar a oferta, o que implica em fazer grandes investimentos na hotelaria e na infraestrutura.
Quanto ao tráfego aéreo para a Colômbia, o comportamento é similar. Durante 2009, os assentos para voos domésticos tiveram um crescimento de 9,5%, chegando 17,4 milhões, e a oferta internacional aumentou 5,4%, oferecendo 8,7 milhões de assentos para a Colômbia. Até julho de 2010, o país contava com 673 frequências semanais de voos internacionais.
Este panorama do setor turístico da Colômbia se une a uma ampla oferta de projetos turísticos tanto para o segmento de férias como corporativo, como o Hotel El Prado de Barranquilla (patrimônio arquitetônico do país); um hotel e centro de convenções na ilha San Pedro da lagoa de Tota, em Boyacá; um campo de golfe em Paipa; um mega projeto turístico na ilha de Barú; o complexo Mar Azul em San Andrés e o centro de Padawi em Santa Marta.
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