Podem se inscrever profissionais de educação de todas as redes públicas. São mais de 300 vagas, abertas para gestores/as, professores/as, técnicos/as, licenciandos/as que estejam atuando na escola e demais profissionais de educação que comprovem vínculo. Serão aceitas inscrições até o esgotamento das vagas. Portanto, inscreva-se logo.
O curso é gratuito e certificado pela UFRJ.
Pólo I - RIO DE JANEIRO Horário: segundas e quartas, das 18h às 21h Local: IFCS - Largo de São Francisco - Centro Período: 31 de agosto a 16 de novembro
Pólo II - ITABORAÍ Horário: quartas, das 9h às 16h Local: E.M. Alto Rodrigues de Freitas - Manilha Período: 01 de setembro a 03 de novembro. Parceria: Prefeitura Municipal de Itaboraí
Pólo III - PETRÓPOLIS Horário: sextas das 18h às 21h e sábados das 9h às 12h ATENÇÃO: ESTAS NÃO SÃO OPÇÕES DE HORÁRIO. A MESMA TURMA TEM AULA TANTO NA SEXTA QUANTO NO SÁBADO. Local: E.E. Dom Pedro - Centro Período: 27 de agosto a 27 de novembro Parceria: Secretaria de Estado de Educação
Pólo IV - MACAÉ Horário: sextas das 18h às 21h e sábados das 9h às 12h ATENÇÃO: ESTAS NÃO SÃO OPÇÕES DE HORÁRIO. A MESMA TURMA TEM AULA TANTO NA SEXTA QUANTO NO SÁBADO. Local: Sextas: Secretaria Municipal de Educação - Rua Antero Perlingeiro, 402 – Centro. Sábados: FUNEMAC - Cidade Universitária - Granja dos Cavaleiros Período: 20 de agosto a 20 de novembro Parceria: Prefeitura Municipal de Macaé
Pólo V - NÍTERÓI Horário: quintas das 18h às 21h e sábados das 9h às 12h ATENÇÃO: ESTAS NÃO SÃO OPÇÕES DE HORÁRIO. A MESMA TURMA TEM AULA TANTO NA QUINTA QUANTO NO SÁBADO. Local: A definir Período: 26 de agosto a 04 de novembro Parceria: Prefeitura Municipal de Niterói
Pólo VI - NOVA IGUAÇU (Centro) Horário: sábados das 9h às 16h Local: EM Mal. Mascarenhas de Moraes - Centro Período: 21 de agosto a 20de novembro Parceria: Secretaria Municipal de Educação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade
MAIS INFORMAÇÕES (21) 2598-1892
O CURSO
O objetivo do curso é empoderar profissionais da educação, em especial gestores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e professores/as da educação básica, no que diz respeito ao tema, tornando-os sujeitos capazes de incidir politicamente nos seus contextos, contribuindo para a reorganização de práticas e diretrizes educacionais, tendo em vista o reconhecimento da Diversidade sexual e o combate ao sexismo e à homofobia. Público-alvo Gestores/as, coordenadores/as pedagógicos/as, professores/as, licenciandos/as atuando em escolas e demais profissionais de instituições públicas de ensino.
Carga horária: 120h (80h presenciais e 40h não-presenciais)
Serão emitidos certificados pela UFRJ aos cursistas que atingirem grau de aproveitamento suficiente Metodologia O curso tem como orientação pedagógica a pedagogia crítica, partindo-se da realidade concreta dos profissionais para a reflexão crítica, a reconstrução do olhar e a mobilização para a ação transformadora. Trabalha oficinas práticas e aulas teóricas, onde se articularam dialeticamente conceitos desenvolvidos pela academia, a vivência dos movimentos sociais, as experiências concretas dos indivíduos e a realidade escolar trazida pelos profissionais da educação. Ao longo do curso os participantes terão de realizar atividades de pesquisa e de intervenção em suas escolas.
Conteúdo Programático
MÓDULO I - GÊNERO OBJETIVO DIDÁTICO Compreensão do conceito de Gênero. Percepção dos comportamentos atribuídos e do próprio binarismo hierarquizante entre masculino e feminino como social, histórica e politicamente construídos.
MÓDULO II - SEXUALIDADE E DVERSIDADE OBJETIVO DIDÁTICO Compreensão da sexualidade como um constructo, influenciado por uma Diversidade de elementos, sociais, culturais, biológicos, psicológicos, históricos e políticos. Percepção da Diversidade de expressões da sexualidade humana. Compreensão e articulação dos conceitos de orientação e identidade sexual e de gênero. Desconstrução de perpepções negativas da homo, bi, trans e travestilidade.
MÓDULO III - VIOLÊNCIAS OBJETIVO DIDÁTICO Visibilização e desnaturalização de situações violentas homofóbicas e sexistas no ambiente escolar. Compreensão dos processos de estigmatização e exclusão relacionados à sexualidade e ao gênero. Informação sobre os encaminhamentos a partir de uma situação concreta de violência/discriminação;
MÓDULO IV – GRAVIDEZ E ADOLESCÊNCIA Por solicitação da Secretaria de Estado de Educação – e demanda de outras instituições – será oferecido um módulo adicional sobre Gravidez e Adolescência, na perspectiva da autonomia dos/das jovens sobre o corpo e dos direitos sexuais.
MÓDULO V - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E Diversidade OBJETIVO DIDÁTICO Compreensão da escola como espaço público e democrático e da educação como direito de todos. Visibilização da heterogeneidade e valorização da Diversidade como instrumento pedagógico. Compreensão de estratégias que visem a introdução dos temas Gênero, Sexualidade e Diversidade de forma transversal no currículo.
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