segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dicas de decoração / Closet do papai

Para se ter um bom guarda-roupa é preciso, primeiramente, definir um espaço e sempre respeitá-lo para que haja uma boa ventilação das peças. 
Guardar as roupas em degradê de cores ajuda a facilitar a visualização e identificação dos itens. É necessário observar bem a altura dos espaços disponíveis, para que as roupas penduradas em cabides não arrastem no chão. 
Dá para montar closets mesmo em ambientes pequenos; para ser funcional, é preciso visualizar tudo que está no armário, recomendo uma área de, no mínimo, 4 metros quadrados. A profundidade do móvel, na área onde ficarão os cabides, não pode ser inferior a 60 centímetros e para gavetas e prateleiras essa área é de 45 centímetros. 
As portas de correr são uma boa opção para economizar espaço. Além disso, as portas com dobradiça têm de ter no máximo 30 centímetros e de correr deve-se aumentar a profundidade do móvel em pelo menos 5 centímetros, para compensar a espessura do trilho? 
A iluminação é outro fator relevante no projeto. O sistema deve ser direcionado para os armários de forma a reduzir a incidência das sombras. Devem-se usar lâmpadas com índice de reprodução de cor alto, para que a iluminação não altere as cores do que está no armário. As incandescentes são as mais indicadas e também as de Leds, falado na matéria anterior. Outra forma que está bem atual é a iluminação pelo cabide, onde você visualiza melhor o interior do armário. Fazer o acabamento interno do móvel na cor branca pode ajudar nesse sentido. 
Para manter um closet sempre organizado e com boa aparência, é aconselhável que se distribua as roupas e acessórios da seguinte maneira: Camisas: Colocadas em cabides finos, daqueles de lavanderia, sem esquecer de separá-las por cor, para ajudar na procura e dar uma boa estética ao armário. 
Blazers, ternos e paletós: Devem estar sempre em cabides largos. Por serem peças que ocupam muito espaço, seus botões do meio devem estar sempre fechados, o que dá menos volume a peça. 
Cintos e gravatas: Devem estar sempre enrolados e podem ser guardados tanto em prateleiras quanto em gavetas. As gravatas têm que estar sempre esticadas, para que não se deformem. Por isso é aconselhável que sejam acomodadas em um cabide. 
Sapatos: Podem ser guardados na própria caixa com etiquetas, para ajudar na hora da procura, ou então, em prateleiras.
por: Anthony Canuto - Arquiteto

Acesse o site: www.anthonycanuto.com
contato: 2602.5958 / 8168.6822 / 8526.8514

Nenhum comentário: