No próximo dia 20 de agosto, sexta-feira, às 17 horas, no Programa Sala de Concerto da Rádio MEC: o Quarteto de Cordas da UFF, com Ana de Oliveira (1º violino), Ubiratã Rodrigues (2º violino), Nayran Pessanha (viola) e David Chew (violoncelo).
Criado há 25 anos para integrar os grupos musicais do Centro de Artes UFF, o grupo tem em seu currículo vasta lista de apresentações, no Brasil e exterior, além de centenas de obras executadas, algumas em primeira audição pública. O trabalho prioriza obras escritas, para a formação quarteto de cordas, por compositores brasileiros; além de compositores clássicos europeus e de gerações mais recentes da América Latina. No concerto as peças: Quarteto brasileiro, de Alberto Nepomuceno, Quarteto popular, de Radamés Gnatalli e Quarteto breve, de Randolf Miguel.
SERVIÇO:
Quarteto de Cordas da UFF
Programa Sala de Concerto Rádio MEC 17h
Local: Rádio MEC Estúdio Sinfônico (Praça da República 141-A, Centro, Rio de Janeiro / RJ) / Tel.: (21) 2117-7853
Duração: 60 minutos
Censura: Livre
Entrada gratuita
E no dia 25, quarta-feira, às 20 horas, na Série Música na São Judas, o Duo Cordas Dedilhadas da UFF, com Alexandre Bebeto Mangeon e Jorge Ayer (violões)
O Duo é fruto de um projeto criado em 2009, pelo Centro de Artes UFF, que desejava ter entre seus antigos grupos de câmara, um que tivesse características mais populares, ainda que dentro do gênero clássico. Jorge Ayer, então radialista da Rádio MEC FM, em 2008, surgiu com a idéia de formar um conjunto de violões que pesquisasse e resgatasse a história da música violonística no Brasil, a partir do século XIX. Depois de muitas conversas, veio o resultado: a criação do Duo Cordas Dedilhadas da UFF, integrado pelo próprio Jorge Ayer, que deixou sua antiga função de radialista, e Alexandre Bebeto Mangeon, aluno da prestigiadíssima Maria Haro (professora de violão na Uni-Rio).
No repertório: Sons de Carrilhões (João Pernambuco), Abismo de Rosas (Américo Jacomino - Canhoto), Conversa de Baiana, Dr. Sabe Tudo e Se ela perguntar (Dilermando Reis), Bachianinha nº 1 (Paulinho Nogueira), Samba de uma nota só e Wave (Tom Jobim), entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário