segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Índice de risco de incêndios florestais está no nível máximo

Inea entra em alerta contra incêndios florestais em unidades de conservação estaduais
A estiagem e a baixa umidade do ar elevaram ao nível máximo o índice de risco de incêndios florestais nas unidades de conservação estaduais, medido diariamente pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA). Desde o dia 21, quando o índice atingiu o nível máximo, ocorreram incêndios de pequenas proporções em três parques e em uma reserva biológica administrados pelo governo estadual.
O primeiro incêndio, provavelmente causado por um balão, aconteceu no último final de semana no cume da Pedra da Ermitage, em Teresópolis, dentro dos limites do Parque Estadual dos Três Picos. Cerca de 1,8 mil metros quadrados foram atingidos pelo fogo, contido com o apoio de jatos d´água lançados por helicóptero. Outros incêndios, todos de menores proporções, foram registrados na terça-feira no Parque da Pedra Branca e na Reserva Biológica e Arqueológica de Guaratiba, no Rio, e no Parque Estadual da Serra da Concórdia (Valença).
As equipes de prevenção e combate aos incêndios, que reúnem cerca de 40 guarda-parques e 60 funcionários em 14 parques, reservas e estações e contam com o Corpo de Bombeiros para o combate ao fogo, ficam de prontidão a partir do momento em que o índice de risco de incêndios, dividido em três níveis, chega ao nível médio. Os níveis são estabelecidos a partir de dados meteorológicos e medem os graus de probabilidade de início e de velocidade de propagação do fogo. O índice é estabelecido para cada unidade de conservação, separadamente, e também para as regiões da Capital, Serrana, Sul, Norte-Nordeste, Baixada Litorânea Baixada Fluminense, Metropolitana, e Costa Verde.
O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, pede a colaboração da população para evitar que os incêndios, um dos principais causadores de perda de cobertura florestal, causem danos à vegetação:
- Todas as equipes estão de sobreaviso. Pedimos que a população não jogue pontas de cigarro aceso nem faça oferendas com velas ou queimadas – disse o diretor do Inea.
O índice de risco de incêndios florestais é divulgado diariamente pelo Instituto Estadual do Ambiente 
em seu site (www.inea.rj.gov.br), com atualização diária a partir de 15 horas.

Nenhum comentário: