sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Kristina Augustin fala sobre a sinfonia ‘Eroica’ de Beethoven e faz reflexões sobre o papel do músico, no passado e no presente.

Ligado à Pro – Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense, o Centro de Estudo e Iniciação Musical (CEIM-UFF) promove a série “Música em pauta”, com encontros entre profissionais de música e melômanos interessados, para palestras e conversas em torno dos mais diversos assuntos musicais. Entre uma conversa e outra, serão servidos chás, cafezinhos, biscoitos finos. E, enquanto degustam as guloseimas, os presentes assistirão a trechos de concertos, óperas e documentários relativos ao tema de cada encontro. 
Em mais um bate-papo musical, dia 20 de agosto, sexta-feira, a partir das 18h30, a musicista Kristina Augustin exibirá cenas do filme-reconstituição “Eroica”, mostrando o papel, nada romântico, do músico-funcionário de uma corte, como foi o caso de L. van Beethoven, que teve a criação de sua sinfonia “Eroica”, dedicada a Napoleão Bonaparte, criticada abertamente por seus patrões e mal compreendida até pelos músicos que a executaram pela primeira vez, independente do quanto aquela obra fosse revolucionária para os padrões da época. 
Kristina, como musicista contemporânea, integrante de diversos grupos musicais como o Quadro Antiquo, fará comparações sobre a função e o papel do músico, tanto como executante ou como compositor, em sociedades diversas como as do século XIX e as dos séculos XX e XXI, em que muitas das reclamações permanecem as mesmas, no que concerne ao gosto do público, a aceitação do novo, a falta de apoio dos empregadores, os baixos salários e a vida nada glamorosa daqueles que tentam viver exclusivamente da arte.
Serviço:
20 de agosto – 18h30 – CEIM-UFF - Série “Música em Pauta” – Palestra: “A ‘Eroica’ de Beethoven – reflexões sobre o papel do músico na corte”
Com Kristina Augustin (musicista especializada em Música Antiga e Viola da Gamba)
Local: Centro de Estudo e Iniciação Musical da UFF (Rua Miguel de Frias 9, fundos, Icaraí, Niterói – RJ) - Tel.: (21) 2629-5256
Como os lugares são limitados, é necessário fazer reserva por telefone.
Duração: 1h30
Valor: R$5,00

Nenhum comentário: