terça-feira, 10 de agosto de 2010

O que são terapias alternativas/holísticas


por: Drª Anna Carolina de O. Gomes

A cada dia que passa mais e mais pessoas procuram alternativas em terapias holísticas, apesar deste campo não ser tão novo. A terapia holística ainda enfrenta algumas barreiras, principalmente por falta de entendimento e elucidação de suas técnicas, princípios e fundamentos.
Muitas doenças psicossomáticas vem ganhando atenção e destaque na população moderna. As doenças da mente, da alma, da energética, qualquer que seja o nome, fazem aumentar a busca por terapias que possam criar novas experiências e remover os obstáculos até então intocáveis pela terapia convencional. O registro da vida moderna é trabalho excessivo, sobre carga de funções, estresse, mau humor, tensão muscular e dores pelo corpo ao final do dia, associado a um cansaço demasiado e um grande desânimo.
Assim a terapia energética ou vibracional, como o reiki, a cromoterapia, a acupuntura, o balanceamento muscular, dentre outras formas de terapias alternativas vem ganhando espaço junto à classe médica, constituindo hoje para alguns conselhos de classe da área da saúde, o que chamamos de terapia complementar, ou seja, a terapia energética não substitui a convencional, assim como, a terapia convencional não substitui a energética.
Sabemos que cada uma atua num campo diferente do ser humano e ambas coexistem e complementam-se no intuito de melhorar a qualidade de vida da humanidade. Como terapeuta, acho que devemos traduzir a linguagem corporal com o intuito de reequilibrar corpo e mente, já que vimos que o desajuste de um, pode afetar o outro.
Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral e, é por meio do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação, criando assim a relação entre doenças e as crises emocionais. Por isso, hoje em dia observamos pessoas que acabam somatizando raiva, depressão, inveja e outras perturbações emocionais, causando assim doenças significantes no corpo físico como, por exemplo, um câncer. Nosso corpo físico possui pontos que, quando ativados fazem fluir a energia vital, nos trazendo bem estar e principalmente saúde.
A maior parte das filosofias do oriente menciona sete centros de energia ou chácras principais que regulam o fluxo de energia de nosso corpo. Esses chácras são centros responsáveis por captar, armazenar e distribuir energia vital e estão presentes em nosso corpo e interligados por canais energéticos chamados nadis, correspondentes aos meridianos chineses, conceito muito empregado na acupuntura.
Esses canais desempenham função importantíssima, uma vez que o chácra absorve a energia do ambiente, das fontes básicas de qualquer manifestação de vida e do cosmo. Vamos falar mais profundamente sobre isso nos próximos meses.Essas energias precisam circular em nosso corpo e só pode ser transportado por esses canais, que assim, fornecem a energia para desempenhar as funções vitais do organismo. Sendo assim o perfeito funcionamento desses centros energéticos são responsáveis pela saúde e equilíbrio de cada indivíduo.
Drª Anna Carolina de O. Gomes, Psicóloga, Terapeuta Holística credenciada pela ABRATH, pós-graduada em psicologia hospitalar e dependência química pela UFF, formada em coaching empresarial e holístico pelo INDESP e ministrante de vários cursos na área holística. Contato: 4126-4959 / 7857-8582 – Rua Mem de Sá, 111 – Sala 307 – Icaraí – 
Visite também o site www.holisticasepsicologia.com.br

Nenhum comentário: