terça-feira, 10 de agosto de 2010

Quintal de Ana comemora 10 anos com sessão solene na Câmara de Niterói

Presidente Paulo Bagueira com a mãe adotiva do Quintal Margarida Santos

Troféu Amigo da Adoção foi dado a oito personalidades
A Câmara de Vereadores de Niterói abriu as suas portas na última segunda-feira, dia 9 de agosto para comemorar, através de uma sessão solene, os 10 anos de fundação da Associação Civil Quintal de Ana, que atua na cidade na defesa para que toda as crianças tenham direito à convivência familiar, seja ela numa família biológica ou adotiva. A sessão, presidida pelo Vereador Paulo Bagueira, que também é o presidente da Câmara de Niterói, serviu ainda, para a entrega do troféu Amigo da Adoção a oito personalidades que se destacaram no apoio à causa e ao Quintal de Ana.
O Presidente Paulo Bagueira, autor da lei sancionada pelo Prefeito Jorge Roberto Silveira que dá o título de utilidade pública à instituição, disse em seu discurso acreditar que o Quintal de Ana é motivo de orgulho para todos os niteroienses, já que o trabalho realizado pela ong ultrapassou a fronteira da cidade e é hoje, referência em todo o país.
“Práticas como essas do Quintal de Ana devem ser estimuladas pelo poder público e considero ser nossa obrigação, promover atos como o da noite de hoje, reconhecendo, apoiando e divulgando ações sociais e filantrópicas, para que elas sirvam de exemplo e estímulo a tantas outras associações que também militam na área social”, disse Bagueira.
Fundadora do Quintal de Ana e uma das anfitriãs da noite, a Presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, Bárbara Toledo agradeceu a presença de todos os presentes e disse que a luta do Quintal é a luta de toda uma sociedade, já que dar a uma criança o direito da convivência familiar é uma obrigação do Estado e um dever de todo o cidadão. “O Quintal de Ana tem muito a agradecer a todos vocês que estão aqui hoje, que de forma direta ou indireta, nos ajudaram a caminhar até aqui. São grandes as conquistas e muito ainda temos a fazer”, disse ela que logo após, iniciou a entrega do troféu aos agraciados que foram os jornalistas Denize Garcia, do Jornal Folha de Niterói e Marcelo Macedo Soares, que representou o diretor do Grupo Fluminense, Alexandre Torres; o Presidente da OAB – Niterói, Antônio José Barbosa; o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Bagueira; o Deputado Federal, João Mattos, representado pelo jornalista Fernando Isoppo; o Deputado Estadual, Alcebíades Sabino; o Juiz da Vara da Infância e Adolescência de Niterói, Eduardo Paiva e o Procurador Geral de Justiça do Estado do Rio, Cláudio Lopes.
Em seu discurso de agradecimento, o Procurador Geral de Justiça disse que o trabalho do Quintal de Ana é um exemplo a ser seguido por outros municípios do país, já que atua numa área essencial que é o direito da criança. “No meu entender, várias questões que o Ministério Público atua são importantíssimas para a sociedade, mas nenhuma tão mais eminente do que a questão da criança e do adolescente e notadamente do seu direito à convivência familiar. Bom seria que toda a criança tivesse a sua família natural, mas quando isso não é possível, por diversas questões, a adoção tem que ser estimulada, incentivada e defendida por todos. Não consigo imaginar e não acredito que alguem possa ser contra a uma causa tão nobre como esta.”, disse Lopes, acrescentando que no seu entendimento, o Ministério Público tem que estar cada vez mais atento nas suas ações para garantir a convivência familiar às crianças.
Na mesma noite, o Presidente em exercício do Quintal de Ana, César Coelho entregou uma placa comemorativa às primeiras famílias fundadoras do Quintal de Ana, da qual ele também foi agraciado, além da funcionária Karla Alevato, assistente social do Quintal, pelo trabalho e dedicação à causa da adoção. A sessão foi encerrada com a cantora gospel, Cristina Mel, que também é mãe adotiva, apresentando uma canção feita por ela para a sua filha Isabela. Durante a solenidade, o Quintal de Ana e Bárbara Toledo receberam moção de congratulações da Câmara e da Alerj, oferecido respectivamente pelo vereador Paulo Bagueira e pelo deputado estadual, Alcebíades Sabino.

Prestação de Contas
Logo após o encerramento da Sessão Solene funcionários do Quintal de Ana distribuíram às mais de 150 pessoas que participaram da solenidade uma revista de 36 páginas com o Balanço Social das atividades desenvolvidas pela instituição durante os últimos 10 anos. “Nessa revista apresentamos o número de atendimentos nos mais diferentes setores, nosso trabalho e conquistas desses anos, desde a nossa fundação. É uma forma de prestarmos contas à sociedade do que estamos realizando de forma clara e transparente”, afirma César Coelho, presidente em exercício da entidade. 
Foto: Sergio Gomes

Nenhum comentário: