terça-feira, 10 de agosto de 2010

Schumann & Noel Um Encontro Insólito

Depois da comemoração dos 200 anos do Brasil Imperial em 2008, com várias apresentações no Rio de Janeiro que deram origem ao CD Chamber Music of Colonial Brazil, Harold Emert, Cláudio Vettori (será substituído por Marcio Pombo na apresentação do Municipal de Niterói) e Carmen Bartoly apresentam um programa comemorando o bicentenário de Robert Schumann e o centenário de Noel Rosa, dois gênios separados pelo tempo e pela cultura, porém grandes compositores de canções, no dia 11 de agosto, às 20h, no Teatro Municipal de Niterói.
Com adaptações do oboísta e compositor Harold Emert, Robert Schumann e Noel Rosa aparecem como cancioneiros num encontro além da imaginação.
A beleza e a sensibilidade nas canções de Schumann, grande parte delas feitas para sua esposa Clara, exerceram uma considerável influencia no romantismo alemão do século XIX.
Noel Rosa chega um século depois de Schumann, produzindo melodias belíssimas, com tanta expressividade quanto as de Schumann. Suas letras mostram um romantismo cheio de humor e graça, que marcaram a música brasileira para sempre. Ao ouvir as melodias de Noel em arranjos mais clássicos, podemos imaginar este encontro insólito entre Schumann e Noel Rosa, fora do tempo e espaço. Apenas existindo agora, no eterno presente. 
Um pouco da historia de cada um é contada durante a apresentação.

O Grupo:
A parceria se concretizou, em 2008, quando Harold Emert (oboé) reuniu algumas peças da época do Império e convidou Claudio Vettori (piano) e Carmen Bartoly (soprano) para uma apresentação em março no Museu da Republica, em comemoração aos 200 anos do Império no Brasil pelo projeto Musica no Museu. Em seguida, no mesmo, mês apresentaram-se na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro.
Em abril, foram convidados por Lauro Gomes, a fazerem o programa Sala de Concerto da Radio MEC, ao vivo. O programa, em dezembro de 2008, em comemoração aos 200 anos do Império foi novamente apresentado no Museu da Republica, com auditório lotado.
Em 2009, o trio volta ao projeto Musica no Museu, com o programa “Um oboé na ópera” e se apresenta no Teatro do Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

Integrantes:
Soprano: Carmen Bartoly
Piano e teclados: Marcio Pombo (Substituirá o pianista Cláudio Vettori na apresentação do Teatro Municipal de Niterói)
Oboé: Harold Emert

Participação especial:
Violão: Alexandre Guichard
Pandeiro e percussão: Val Franca

Serviço:
Schumann & Noel - Um Encontro Insólito - Teatro Municipal de Niterói
Data: 11 de agosto, quarta-feira
Horário: 20h
Ingresso: R$ 10 (Inteira)
Duração: 75 minutos
Classificação etária: Livre
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35, Centro /  2620-1624

Nenhum comentário: