sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Inventário da arte sacra fluminense estará disponível na Internet para consulta e conservação do patrimônio cultural do estado

O Portal para Consulta Pública do Inventário da Arte Sacra Fluminense e do Banco de Bens Culturais Procurados - BCP, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, através do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural/Inepac, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ), será lançado no dia 13 de setembro, durante a cerimônia de abertura do I Seminário Internacional de Arte Sacra da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro.
A solenidade acontecerá às 19:00h no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro - Rua Dom Gerardo, 68 - Centro - Rio de Janeiro – RJ. Haverá, ainda, o “Ofício de Completas” (oração dos monges beneditinos) e o concerto “Música nas Igrejas”, do Trio Cristina Braga.
Comparecerão autoridades e representantes do campo do patrimônio e da cultura. 
O portal da Arte Sacra Fluminense (www.artesacrafluminense.rj.gov.br) é produto da política implantada pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), através do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural/Inepac, para uma gestão mais eficaz de proteção ao acervo que compõe nosso esmerado patrimônio histórico e artístico. Através deste endereço, os usuários poderão acessar duas bases de dados: o Inventário da Arte Sacra Fluminense e o Banco de Bens Culturais Procurados-BCP.
Com o objetivo de preservar o patrimônio histórico do Rio de Janeiro e procurando utilizar as ferramentas mais modernas no universo da Internet, o moderno banco de dados e imagens, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ), permite o cadastramento do acervo do patrimônio histórico e certifica a conservação da história do Rio. Através do portal, a população pode acessar, a qualquer momento, as informações de cada peça.
No conjunto do patrimônio histórico e artístico brasileiro, uma das categorias de bens móveis que mais tem sido alvo de cobiça dos traficantes de obras de arte nos mercados nacionais e internacionais são os objetos de arte sacra. Os constantes saques a igrejas refletem a necessidade de se implantar um inventário de salvamento, com fins de identificação do estado de conservação e dos potenciais do patrimônio cultural fluminense, permitindo, assim, uma atuação mais eficaz para evitar seu alienamento ilícito - e mais agilidade na apuração de roubos e outros sinistros.
Nesse sentido, as duas plataformas se complementam, uma vez que a base do Inventário contempla os objetos já identificados e devidamente acautelados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, disponibilizados para consulta pública de estudantes, especialistas e do público em geral. O BCP, por sua vez, foi criado para otimizar o resgate de objetos desaparecidos - tombados ou não -, convocando a sociedade, como um todo, a participar do dever cívico de zelar por seu patrimônio, podendo, inclusive, denunciar a existência de objetos de procedência ilícita, através do e-mail: bcp@inepac.rj.gov.br.
Sistematizado a partir das regiões administrativas de governo do Estado do Rio de Janeiro, o Inventário permite a elaboração de planos setoriais para a salvaguarda dos bens em situação de risco, contando para isso com a participação das autoridades públicas, da Igreja, dos museus, dos colecionadores e das demais representações afins.

Créditos:
Secretária de Estado de Cultura – Adriana Rattes
Diretora-Geral do Inepac - Maria Regina Pontin de Mattos
Concepção e Coordenação Geral do projeto -  Rafael Azevedo Fontenelle Gomes
(museólogo e diretor do Departamento de Apoio a Projetos de Preservação – DAPP/Inepac)
Consultoria técnica: Fr. Róger Brunorio (museólogo e religioso da
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil) e D. Mauro Fragoso
(historiador da arte e religioso do Mosteiro de São Bento do Rio de
Janeiro)
Paulo Coelho: Presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj).
Parceria (para publicação do catálogo do Inventário): Fecomércio/Sesc-Rio
e Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: