sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Niterói quer ser Cidade da Vela para Jogos Olímpicos de 2016

Transformar Niterói na capital nacional da vela, a exemplo da cidade de Anápolis, nos Estados Unidos é a proposta que a Associação dos Clubes de Niterói apresentou na tarde desta quinta-feira, dia 16, aos vereadores de Niterói. O projeto, encomendado pelo Ministério dos Esportes e com apoio da Confederação Brasileira de Vela e Motor e da Federação Estadual do Rio de Janeiro, prevê a construção de uma Marina Pública, o Museu da Vela Brasileira e de um Centro Nacional de Treinamento de Alto Rendimento da Vela, onde atletas de todo o país poderão se preparar para as olimpíadas de 2016.
A apresentação foi feita no gabinete do Presidente da Câmara, Paulo Bagueira e contou com a participação de outros 15 vereadores que decidiram oferecer uma moção de aplausos à Associação de Clubes de Niterói pela iniciativa. “A cidade de Niterói tem todo o potencial para se tornar a capital deste esporte olímpico. Os principais atletas do país, ganhadores de medalhas estão aqui e o Governo Federal terá que escolher, como escolheu Saquarema para ser a cidade do volei e Guarulhos, a cidade do handebal, uma cidade para representar a vela e Niterói é por mérito a melhor do país”, afirma o Comodoro Cesar Serrão, Presidente da Associação dos Clubes de Niterói.
Para a velejadora Dulce Senfft, autora do projeto que será entregue ao Ministério dos Esportes e que foi apresentado aos vereadores, a instalação dos três equipamentos no mesmo local, em uma área da enseada de São Francisco, ideal para a prática da vela. “Niterói é a única cidade do mundo que abriga em uma só enseada seis clubes náuticos. Com uma Marina Pública e um Centro de Treinamento nesta enseada, teremos todas as condições de sediar eventos internacionais o que vai gerar emprego e renda para diversos setores da economia e impulsionar o turismo da cidade”, disse ela aos vereadores.
O Presidente da Câmara Paulo Bagueira propôs e contou com o apoio de todos os vereadores a realização de um evento público na sede da Câmara, com o objetivo de mostrar à população a importância do projeto para a cidade. Nos próximos dias, representantes da Associação de Clubes de Niterói estarão em Brasília para fazer a entrega do projeto final. “Estivemos em Brasília há cerca de três semanas e fomos incentivados pelo Ministério a desenvolver este projeto. O Governo está em busca de propostas viáveis e realistas para patrocinar o esporte olímpico brasileiro e nós temos todos estes ingredientes”, afirma Serrão.

Nenhum comentário: