segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A Universidade Federal Fluminense divulgou os resultados oficiais do Projeto Trote Cultural UFF

A Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, da Universidade Federal Fluminense divulgou os resultados oficiais das campanhas realizadas por diversos cursos como atividades do Projeto Trote Cultural UFF.
Neste 2º semestre de 2010, o projeto contou com a participação de 40 cursos, incluindo as unidades do interior. Foram aproximadamente 1.395 calouros participando de atividades socioculturais, o que corresponde a 48% dos novos estudantes. Além deles, também participaram aproximadamente 400 veteranos.
As atividades do Projeto Trote Cultural UFF começaram no final de julho, com a tradicional recepção aos calouros do curso de Medicina e seus pais no auditório da Faculdade de Medicina, que fica localizado no Hospital Universitário Antônio Pedro.
O projeto encerrou as atividades do semestre no dia 26 de agosto com uma grande festa com temática de São João na Escola de Engenharia. O UFFArraiá, que foi realizado pela Direção da escola em parceria com os Diretórios Acadêmicos e o Trote Cultural, teve como objetivo promover a integração dos calouros de Engenharia e seus veteranos juntamente com os estudantes da Escola de Engenharia com sede em Volta Redonda. Dois ônibus cedidos pela universidade trouxeram os estudantes para participar de um dia inteiro de integração, com almoço no bandejão, cerimônia de boas-vindas e, por fim, a festa. Amplamente divulgado, com diversas atrações, o UFFArraiá recebeu um público de aproximadamente 1.500.
O Projeto Trote Cultural UFF, foi criado em 2001 e estimula e auxilia os alunos na execução de atividades socioculturais no início de cada período letivo.
Ao invés de trotes violentos e humilhantes, a UFF recepciona seus calouros de forma solidária, criativa e divertida incentivando assim a união de calouros e veteranos à prática da cidadania, do respeito à vida e ao meio ambiente.
Conforme acordado com os Diretórios Acadêmicos que participam do Projeto Trote Cultural, nenhum aluno é obrigado a participar do trote organizado pelos veteranos. Com isso verifica-se a cada semestre, um aumento  de cursos que desenvolvem para seus calouros campanhas de trotes de caráter sociocultural.

Veja o resultado das campanhas realizadas no 2º semestre de 2010:
    * 2 Oficinas profissionais e culturais - Estudos de Mídia, Produção Cultural
    * 2 Sessões de Cinema – Cursos: Direito, Pedagogia
    * 3 Apresentações musicais – Cursos: Direito, Pedagogia, Produção Cultural
    * 3 Apresentações teatrais – Cursos: Direito, Nutrição, Pedagogia
    * 3 Campanhas na área da saúde – Cursos: Odontologia, Medicina, Medicina Veterinária
    * 5 Tours pela Universidade e pontos turísticos de Niterói – Cursos: Enfermagem, Estudos de Mídia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Turismo
    * Aulas inaugurais – Cursos: Enfermagem, Odontologia, Pólo da UFF Volta Redonda (Engenharia: de Agronegócios, Mecânica, Metalúrgica e Materiais, de Produção), Pedagogia (Santo Antônio de Pádua)
    * Campanhas de Conscientização Ambiental (Fauna e Flora) – Cursos: Ciências Biológicas (3 campanhas), Medicina Veterinária (1 campanha)
    * Doações de 40 mudas de árvores frutíferas para revitalização de centros urbanos - Cursos: Ciências Biológicas
    * Doações de alimentos (Instituições assistenciais a crianças e idosos). Foram doados 536 kg de alimentos não perecíveis – Cursos: Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Odontologia (Nova Friburgo), Pólo de Volta Redonda (Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Matemática, Física, Química)
    * Doações de materiais de limpeza e higiene pessoal (Instituições assistenciais a crianças e idosos). Foram doadas 54 sacolas com materiais de limpeza e higiene pessoal – Cursos: Enfermagem
    * Doações de roupas (Instituições assistenciais a crianças e idosos). Foram doadas 54 sacolas de roupas – Cursos: Enfermagem
    * Doações de sangue (Huap, Inca, Hemorio e Clínica de Hemoterapia). Foram doados 225 litros de sangue – Cursos: Biomedicina, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Matemática, Nutrição, Turismo
    * Festas de Recepção – Cursos: Engenharia (Agrícola, Civil, Elétrica, Mecânica, de Petróleo, de Produção, Química, de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, de Telecomunicações) – Niterói, Movimento Estudantil Alfa e Ômega (participação de diversos cursos da UFF), Pedagogia, Pólo da UFF Volta Redonda (Engenharia: de Agronegócios, Mecânica, Metalúrgica e Materiais, de Produção)
    * Gincanas Culturais – Cursos: Biblioteconomia, Direito, Estudos de Mídia, Matemática, Pedagogia, Odontologia (Nova Friburgo), Pólo de Volta Redonda (Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Matemática, Física, Química), Pólo da UFF Volta Redonda (Engenharia: de Agronegócios, Mecânica, Metalúrgica e Materiais, de Produção)
    * Palestras e Debates – Cursos: Biblioteconomia (4 encontros), Direito (3 encontros), Enfermagem (2 encontros), Estudos de Mídia (5 encontros), Medicina (1 encontro), Medicina Veterinária (2 encontros), Nutrição (1 encontro), Odontologia (9 encontros), Pedagogia (1 encontro), Odontologia (Nova Friburgo) (2 encontros), Pólo de Volta Redonda (Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Matemática, Física, Química) (1 encontro), Pedagogia (Santo Antônio de Pádua) (1 encontro), Psicologia (1 encontro)
    * Produção de 1 curta-metragem com tema sobre o ingresso na universidade pública – Cursos: Cinema
    * Visitas Técnicas – Cursos: Arquivologia (Biblioteca Nacional), Biblioteconomia (Biblioteca Nacional, Direito (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e OAB)

A UFF Aproveita a oportunidade para informar que na Universidade Federal Fluminense não existe registro de trotes humilhantes.

Nenhum comentário: