quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Vereadores vão conhecer projeto de fazer Niterói a Capital da Vela

Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, organizado pelo Iate Clube Brasileiro, 2009. Em primeiro plano, barco Marga, de Lars Grael

A proposta de transformar Niterói na capital nacional da vela, com vistas aos jogos olímpicos de 2016, será apresentada nesta quinta-feira, dia 16, às 16 horas aos vereadores da cidade, pelos dirigentes da Associação dos Clubes de Niterói que já receberam sinal verde do Ministério dos Esportes para dar continuidade ao projeto, sensibilizando as autoridades para a iniciativa. A apresentação será feita pelo Comodoro César de Paula Serrão, que também preside o Iate Clube Brasileiro, o mais antigo e tradicional clube de velejadores do país.
“Precisamos sensibilizar o poder público de Niterói para esta iniciativa que poderá ser patrocinada pelo Comitê Olímpico Brasileiro e impulsionar o turismo da cidade, trazendo para Niterói competições nacionais e internacionais de vela, além de uma marina para a prática e treinamento das equipes olímpicas de vela que competirão em 2016 e o Museu da Vela”, analisa o comodoro Cesar Serrão.
Em 2007, houve uma primeira tentativa de fazer com que Niterói fosse cidade co-irmã da norte-americana Annapolis, que é considerada a capital da vela nos Estados Unidos. A proposta, não foi a frente, embora Niterói tivesse recebido uma delegação de autoridades daquela cidade para conhecer a estrutura para a prática da vela e ficasse entusiasmada com a iniciativa, organizada pelo campeão olímpico de vela, Axel Grael.
O Encontro na Câmara de Vereadores terá o objetivo de apresentar o projeto aos vereadores e montar um evento aberto à população na própria Câmara mostrando as possibilidades e vantagens da cidade ser escolhida a capital nacional da vela. “É uma iniciativa que, por certo, terá o apoio de todos os vereadores. Quando vi pela primeira vez a proposta fiquei entusiasmado e temos todas as possibilidades de levá-la em frente”, afirma o Presidente da Câmara, Paulo Bagueira.
A Câmara de Niterói fica na Avenida maral Peixoto, 625 - Centro 
Foto de Fred Hoffmann

Nenhum comentário: