sábado, 11 de setembro de 2010

Vigilância Sanitária e Fiocruz participam da 5ª Edição da Feira Regional de Beleza Hair Week 2010

O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e o Laboratório de Hepatites Virais do Instituto Oswaldo Cruz (LAHEP - Fiocruz) participarão da 5ª edição da Feira Regional de Beleza Hair Week, neste sábado e domingo, das 10 às 20 horas, no Teatro Popular, Caminho Niemayer, Centro.  Dúvidas sobre a utilização de equipamentos serão sanadas por técnicos da fiscalização sanitária municipal. O evento contará com o apoio do Sindicato de Salões de Barbearia, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares de Niterói (Sindsalões).  
Equipes do LAHEP e o Devic, por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), irão promover atividades educacionais sobre as enfermidades e suas formas de transmissão, avaliação do conhecimento sobre as doenças e seus fatores de risco, bem como coletarão amostras biológicas (sangue e saliva) dos interessados. As amostras de sangue serão encaminhadas à Fioruz, onde serão processadas e testadas para a verificação da presença dos vírus das hepatites A, B e C. Os resultados serão encaminhados confidencialmente, pelo correio, às pessoas que fizeram a doação do material. As amostras de saliva, por sua vez, serão coletas para padronização de testes de diagnóstico. Os resultados obtidos serão de uso exclusivo do instituto.
A Vigilância Sanitária e a LAHEP informam que somente participarão do estudo as pessoas que consentirem com a coleta, após assinatura de um termo de autorização. Além disso, os participantes poderão sair da pesquisa a qualquer momento mediante solicitação. As equipes envolvidas ressaltam que serão mantidas a privacidade, sigilo e confidencialidade dos dados obtidos, conforme deliberação e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Fiocruz.  Durante o Hair Week 2010 serão realizados eventos simultâneos, congressos, seminários, workshops e shows.

Nenhum comentário: