A psicanalista Rachele Ferrari lança livro sobre Programa Voluntariado.
Mentoring Social aplicado na HP Brasil – ação pioneira e inovadora no país
O que pensar acerca de ações voluntárias, que são referidas socialmente como fazer o bem, ajudar o próximo? Quais motivações inconscientes podem estar em jogo? Serão elas sempre úteis e adequadas àqueles que as recebem? E esses outros a quem nos referimos nessas situações como carentes, desfavorecidos, desamparados, que posição ocupam nessa relação, o que pode vir a produzir nesses sujeitos uma possível experiência como essa? Para responder a esses questionamentos, a psicóloga e psicanalista Rachele Ferrari, nos convoca, de forma sensível e contundente, a pensar e a nos posicionar sobre o fazer voluntário. &Eacu te; justamente o resultado desse trabalho que agora poderá ser conferido em Voluntariado: uma dimensão ética – livro editado pela Escuta a ser lançado no dia 02 de outubro, às 11h, na Livraria da Vila (Unidade Fradique Coutinho).
Com base em uma experiência no ambiente corporativo, onde assessorou um Programa de Voluntariado em que funcionários acompanhavam jovens ditos desfavorecidos, Rachele, na melhor tradição freudiana, analisou os impasses envolvidos nessas ações. O objetivo é compreender o que motiva as pessoas a se engajar em favor dos outros, geralmente estranhos a seu meio e normalmente carregados de sofrimentos e situações de vida muito tumultuadas. Consequentemente, a autora busca entender ainda a baixa fidelização dos voluntários, levando a psicanálise a campo.
Pioneiro no Brasil, o programa de Mentoring Social da Hewllet Packard do Brasil (HP) – que se caracteriza por um estilo de orientação e auxílio, onde uma pessoa, geralmente mais madura e experiente, se põe a auxiliar outra em um momento de sua vida, por meio de orientação e apoio pessoal – foi implementado em 2004. Desde então, cerca de 30 duplas de mentores e jovens foram formadas. Mais de 200 jovens, entre 17 e 25 anos, partilharam experiências com executivos da HP, que tinham entre 25 e 62 anos. “O Programa Mentoring da HP Brasil foi um marco no aprendizado interno sobre a construção e evolução de nossos programas sociais com foco em educação e voluntariado. Nosso desejo é que este material possa inspirar e inovar em futuras realizações de ações voluntárias”, pontua Regina Macedo, responsável pelo programa na HP.
Mentoring Social aplicado na HP Brasil – ação pioneira e inovadora no país
O que pensar acerca de ações voluntárias, que são referidas socialmente como fazer o bem, ajudar o próximo? Quais motivações inconscientes podem estar em jogo? Serão elas sempre úteis e adequadas àqueles que as recebem? E esses outros a quem nos referimos nessas situações como carentes, desfavorecidos, desamparados, que posição ocupam nessa relação, o que pode vir a produzir nesses sujeitos uma possível experiência como essa? Para responder a esses questionamentos, a psicóloga e psicanalista Rachele Ferrari, nos convoca, de forma sensível e contundente, a pensar e a nos posicionar sobre o fazer voluntário. &Eacu te; justamente o resultado desse trabalho que agora poderá ser conferido em Voluntariado: uma dimensão ética – livro editado pela Escuta a ser lançado no dia 02 de outubro, às 11h, na Livraria da Vila (Unidade Fradique Coutinho).
Com base em uma experiência no ambiente corporativo, onde assessorou um Programa de Voluntariado em que funcionários acompanhavam jovens ditos desfavorecidos, Rachele, na melhor tradição freudiana, analisou os impasses envolvidos nessas ações. O objetivo é compreender o que motiva as pessoas a se engajar em favor dos outros, geralmente estranhos a seu meio e normalmente carregados de sofrimentos e situações de vida muito tumultuadas. Consequentemente, a autora busca entender ainda a baixa fidelização dos voluntários, levando a psicanálise a campo.
Pioneiro no Brasil, o programa de Mentoring Social da Hewllet Packard do Brasil (HP) – que se caracteriza por um estilo de orientação e auxílio, onde uma pessoa, geralmente mais madura e experiente, se põe a auxiliar outra em um momento de sua vida, por meio de orientação e apoio pessoal – foi implementado em 2004. Desde então, cerca de 30 duplas de mentores e jovens foram formadas. Mais de 200 jovens, entre 17 e 25 anos, partilharam experiências com executivos da HP, que tinham entre 25 e 62 anos. “O Programa Mentoring da HP Brasil foi um marco no aprendizado interno sobre a construção e evolução de nossos programas sociais com foco em educação e voluntariado. Nosso desejo é que este material possa inspirar e inovar em futuras realizações de ações voluntárias”, pontua Regina Macedo, responsável pelo programa na HP.
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