Mais de 30 alunos do terceiro ano do ensino fundamental do Centro Educacional de Niterói participaram do programa Escola de Democracia desenvolvido pela Câmara de Vereadores de Niterói. A sessão foi presidida pelo Vereador Waldeck Carneiro que aproveitou a oportunidade para fazer a entrega de uma moção de aplausos à escola que comemora 50 anos de fundação. O diploma foi entregue ao professor, Luiz Henrique Mendonça, diretor da unidade.
'È uma singela homenagem em forma de reconhecimento pelo muito que o Centro Educacional colabora como a educação de nossa cidade. A Câmara de Vereadores se sente honrada de poder fazer essa oferta e também de receber os alunos de tão tradicional escola”, disse Waldeck.
Durante a sessão plenária da Escola de Democracia, os alunos com idade entre oito e nove anos, indagaram os vereadores e os funcionários da Câmara sobre o funcionamento do legislativo niteroiense, os dias de sessão plenária e como atuam os vereadores na defesa dos interesses da população. Os alunos participaram, ainda, de uma visita guiada a todos os setores da Câmara de Niterói e mostraram muita curiosidade ao verem o primeiro livro de ata da casa, que tem 191 anos. “Este é o documento mais valioso que temos aqui, pois conta o início da nossa história”, disse Rubens Carrilho, chefe do Arquivo da Câmara.
Após a sessão, os alunos receberam uma revista em quadrinhos que conta a história de Niterói e da Câmara de Vereadores, além de um encarte do Sindicato das Empresas de Ônibus do Estado do Rio (Setrerj), que oferece gratuitamente o transporte dos alunos para o Programa Escola de Democracia.
Uma das alunas participantes da sessão, Ana Luiza Mondego parabenizou a escola por ter trazidos o alunos para conhecer a Câmara de Vereadores. “Gosto muito do Centro Educacional. Lá já estudaram meu avô e meu pai. A visita que estamos fazendo é importante para conhecermos mais a nossa cidade”, disse ela.
O Programa Escola de Democracia foi criado pelo Presidente Paulo Bagueira e acontece todas as segundas-feiras na parte da tarde e é aberta para escolas públicas e privadas do município. As escolas interessadas em participar podem entrar em contato pelo telefone 2613.5126 ou pelo e-mail: programaescolademocracia@gmail.com
“Já estamos fazendo o agendamento e reservas das escolas interessadas em participar do programa em 2011”, explica Marcia Saud, uma das coordenadoras do programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário