segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Brasil foi o principal emissor de receitas turísticas para Portugal no primeiro semestre de 2010

O Brasil se destacou como o principal emissor de receitas turísticas para Portugal no primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho, houve aumento de 67,1% em relação ao mesmo período do ano passado.     
Dados do Banco de Portugal, divulgados pelo Turismo de Portugal, apontam que o Brasil, que no primeiro semestre de 2009 era o sétimo mercado emissor, este ano subiu à quinta posição, ultrapassando as receitas geradas por turistas da Holanda e dos Estados Unidos, este último país na posição de segundo maior emissor.
Os dados publicados pelo Turismo de Portugal indicam ainda que os turistas brasileiros que visitaram Portugal de janeiro a junho deste ano geraram uma receita de 148,3 milhões de euros, 59,55 milhões a mais que no primeiro semestre do ano passado.
Os turistas brasileiros, que no primeiro semestre de 2008 tinham representado 3,6% das receitas turísticas portuguesas, e em 2009, 3,2%; este ano chegaram a 5%, uma participação que atribuída a vários fatores, entre eles, a desvalorização do euro face ao real e a sazonalidade dos mercados, já que a grande época do turismo europeu em Portugal ocorre no terceiro trimestre, com o verão.
No ano passado, Portugal foi o destino escolhido por 585,4 mil viajantes do Brasil. Esses turistas tiveram um dispêndio da ordem de 194,7 milhões de euros em território português.

Nenhum comentário: