quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Câmara de Niterói faz audiência pública para debater consumo de drogas na cidade

A Câmara de Niterói realiza nesta sexta-feira, dia 8, às 18 horas uma audiência pública seguida de sessão solene para discutir o uso e o consumo de drogas na cidade.     
Presidida pelos vereadores Paulo Bagueira e Padre Wilde Ricardo, a audiência pública terá a participação de membros do Conselho Municipal de Políticas e Atenção às Drogas (Conad) , além de dependentes químicos e seus familiares. “O objetivo da audiência e da sessão solene onde iremos homenagear alguns membros do Conad é de tentar unir a sociedade sobre o tema”, explica o Presidente do Legislativo de Niterói, Paulo Bagueira. O Secretário Nacional de Atenção às Drogas, General Paulo Roberto Uchoa deverá participar da solenidade.
De acordo com dados apresentados pelo Conad cerca de 64% da população jovem da cidade é consumidora de álcool e 16,9% dessa população consome algum tipo de inalantes, Há ainda cerca de 3,1% de usuários de anfetaminas e outros 7,9% de consumidores de maconha. Os dados foram apresentados recentemente na cidade de Coimbra, durante um seminário para países da Europa, do Caribe e da América Latina que procuram uma política integrada de prevenção às drogas. “Niterói foi a única cidade do país a participar desses encontros desde 2008”, explica Sérgio Fernandes, vice-presidente do Conad.
Os membros do Conselho explicam que a audiência pública na Câmara tem como objetivo dar publicidade ao trabalho do Conad e ampliar o seu raio de ação junto à sociedade, trazendo para as discussões os próprios dependentes e seus familiares. “Nossa política não é o da repressão e sim o da prevenção e tratamento dos dependentes”, explica Sérgio Fernandes lembrando que há na cidade 27 espaço para o tratamento e prevenção de dependentes químicos, sendo que 40% deles são públicos. “Há uma grande necessidade da construção de uma clínica para o tratamento e internação de dependentes químicos na cidade”, explica ele.
Cracolândia
Uma das drogas que mais preocupam os membros do Conad é o crack que segundo Sérgio Fernandes vem sendo muito consumida na cidade. “Há pontos de consumo como próximo à Rodoviário Roberto Silveira que podem se transformar numa cracolândia” sintetiza ele lembrando que no último levantamento, feito em 2008, foram apreendidas cerca de 5 mil pedras de crack na cidade. 

Nenhum comentário: