sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Recital de canções espanholas

Acompanhada por Talitha Peres ao piano, a soprano niteroiense Magda Belloti estréia “Alma de España - Joaquin Turina & Manuel de Falla”, dia 20 de outubro, às 20h, no Teatro Municipal de Niterói.    
Preparado, exclusivamente, com canções espanholas compostas por Joaquín Turina e Manuel de Falla, o espetáculo apresenta a essência do espírito espanhol, em dois ciclos distintos de canções contemporâneas, ambos baseados nas tradições e cantos populares.
O ciclo escrito por Manuel de Falla, intitulado “Siete canciones populares españolas” teve sua première em 15 de janeiro de 1915, no Ateneo de Madrid, quando o compositor era homenageado, juntamente com seu amigo Joaquín Turina, e foi interpretado pela soprano Luisa Vela, acompanhada ao piano pelo próprio compositor. Desde então, este ciclo de canções vem sendo executado e gravado pelas grandes cantoras da Espanha, como Montserrat Caballé e Tereza Berganza. Já o ciclo “Canto a Sevilla”, de Joaquín Turina, foi ouvido pela primeira vez em três de maio de 1926, no Teatro San Fernando, em Sevilha (Espanha), interpretado pela soprano Crisena Galatti e, como o ciclo de Manuel de Falla, conquistou o público e a crítica mundial.
Dos dois ciclos, sabemos que o composto por Joaquín Turina é inédito no Rio de Janeiro, em sua forma original para canto e piano, cabendo, então, a Magda Belotti e Talitha Peres o privilégio e a responsabilidade dessa estreia. Técnica e talento, as duas têm de sobra e o duo que integram vem merecendo, há mais de uma década, elogiosas críticas e o constante aplauso do público, em espetáculos variados, onde quase sempre valorizam a música camerística brasileira. Nesse novo espetáculo, uma exceção é aberta à exclusividade da música espanhola.
Em “Alma de España - Joaquín Turina & Manuel de Falla”, Magda e Talitha interpretarão as “Siete canciones populares españolas” de Manuel de Falla, com textos de autores anônimos, que são "El paño moruno", "Seguidilla murciana", "Asturiana", "Jota", "Nana", "Canción" e "Polo", todas cantadas. Depois de um breve intervalo, será a vez do ciclo “Canto a Sevilla” de Joaquín Turina, que intercala peças somente instrumentais e peças cantadas, a partir dos poemas de José Muñoz San Román: “Preludio”, “Semana Santa”, “Las fuentecitas del parque”, “Noche de feria”, “El fantasma”, “La Giralda” e “Ofrenda”.
Magda Belloti tem uma trajetória curiosa em sua carreira artística. Antes de se dedicar plenamente ao canto lírico e ser premiada por isso, o soprano soltava sua voz em shows, cantando baladas e rocks. Entretanto, sua vida mudou de rumo quando iniciou seus estudos de Teoria e Percepção Musical com a professora Isis Figueira Machado, formando-se em Canto pelo Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. Atualmente, recebe orientação de Técnica Vocal com o barítono Nelson Portella.
Em novembro de 1992, participou de seu primeiro concurso de canto lírico, no VI Concurso Nacional Villa-Lobos, realizado em Vitória (ES), sendo a vencedora da prova, ovacionada de pé por toda a platéia e jurados presentes.   Em 1993, apresentou-se no Concerto de Natal, realizado na Sala Cecília Meireles e na Praia de Copacabana, ao lado de um grande elenco de cantores líricos do Rio de Janeiro.
Elogiada pelo compositor Ronaldo Miranda, como uma cantora de timbre atraente e desembaraço cênico, Magda Belloti participou, em 1994, de As bodas de Fígaro de Mozart, na Sala Cecília Meireles. Sua interpretação de Cherubino valeu a aclamação do público como cantora revelação. No mesmo ano, integrou o elenco de Carmem de Bizet, apresentada no antigo Metropolitan (na Barra da Tijuca), sob a regência do húngaro Tamas Pall. No ano seguinte, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, integrou os elencos das óperas Suor Angélica, de Puccini, sob a regência de Alessandro Sangiorgio, e La Traviata, de Verdi, sob a direção do italiano Tiziano Severine.

Serviço:
Alma de España - Joaquín Turina & Manuel de Falla – Teatro Municipal de Niterói
Data: 20 de outubro (terça-feira)
Horário: 20h
Valor: R$10 (inteira) e R$5 (meia)
Classificação etária: Livre
Duração: 1h20
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Informações: 2620-1624

Nenhum comentário: