No dia 26 de outubro, a partir das 18h30, o Centro de Estudo e Iniciação Musical-UFF promove, dentro da série “Música em Pauta”, a palestra “O Guarany de Carlos Gomes que José de Alencar não gostou”, apresentada pelo professor de História da Ópera - Robson Leitão. O valor do ingresso é de R$5,00 e dá direito a chá e biscoitos, servidos antes e depois do evento.
Mais um bate-papo musical, dessa vez, entremeado com trechos da ópera “Il Guarany” de Carlos Gomes. O professor Robson Leitão irá abordar questões polêmicas em torno da primeira ópera internacional do compositor campineiro, estreada em 1870, e inspirada no romance do nacionalista José de Alencar. Mas o autor do romance, como deixou escrito, não gostou do resultado. Os modernistas de 1922 também não, e mesmo assim a ópera de Gomes serviu aos interesses, primeiro, do Império ao querer fazer do nosso país tropical uma corte no estilo europeu e, segundo, ao governo populista de Getúlio Vargas.
Robson Leitão que estuda as questões do nacionalismo no universo da ópera e as mitologias criadas em torno de determinados compositores, apresentará a história da gênese de “Il Guarany” e comparações entre o libreto da ópera e o romance homônimo de José de Alencar.
Serviço:26 de outubro de 2010 - 18h30
Série “Música em Pauta” – Palestra “O Guarany de Carlos Gomes que José de Alencar não gostou”, por Robson Leitão
Local: Centro de Estudo e Iniciação Musical da UFF (Rua Miguel de Frias 9, fundos, Icaraí, Niterói – RJ) - Tel.: (21) 2629-5256
Como os lugares são limitados, é necessário fazer reserva por telefone.
Duração: 1h30
Valor: R$5,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário