A ideia nasceu em Niterói e já foi premiada em São Paulo. É o “Projeto Calçada Verde” que está saindo do papel graças a parceria entre a secretaria municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Niterói (SMARH) e o Carrefour – unidade Barcas.
Em breve, quem transita pelas calçadas da rede varejista poderá admirar e aproveitar a sombra de árvores nativas da Mata Atlântica que serão plantadas no entorno do local. Para marcar a ocasião todos os envolvidos na ação participaram dia 20 de confraternização na sede do supermercado .
A arborização da região saiu da cabeça do padeiro Silvanio Nunes que levou a intenção à diretoria e recebeu aceno positivo para correr atrás e transformar a árida via. O segundo passo de Nunes foi procurar a SMARH e propor a ação conjunta. O projeto foi aprovado pela equipe técnica da secretaria, que após vistoria cedeu as mudas e indicou as melhores espécies para plantio.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Niterói , Zaff – que prestigiou o evento, as parcerias são fundamentais para o meio ambiente niteroiense. “Procurar a secretaria foi uma atitude positiva do Silvanio. Tivemos a chance de avaliar as espécies adequadas ao mobiliário urbano. Mas o que motivou a cessão das mudas foi a capacidade multiplicadora que tem o “Projeto Calçada Verde”. A difusão de boas idéias para o meio ambiente nunca é demais”, disse o titular da pasta ambiental na cidade.
Pelo que parece a iniciativa já começou a dar frutos. Em setembro, durante evento nacional do Carrefour, na capital paulista, o projeto ganhou um prêmio no evento “Valores em Ação” – que presta homenagem a funcionários da rede que apresentam novos conceitos para atuação na área sócio-ambiental. Então, nada impede que o “Calçada Verde” seja aplicado em outras unidades do supermercado. Essa é a vontade de Silvanio, o precursor da ação. Já Zaff frisou que se outras redes tomassem o exemplo do Carrefour, o meio ambiente e os moradores da cidade só teriam a agradecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário