sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Vik Muniz mostra o seu lado escultor com a exposição Relicário na Casa de Cultura Laura Alvim

Um par de luvas para mãos com seis dedos, um sarcófago tupperwear , uma bola murcha de futebol, uma ampuleta com tijolo, um pé de cabra , e outros objetos, no mínimo curiosos,  compõem a exposição “Relicário”, de Vik Muniz, que está aberta ao público a partir desta quinta-feira, dia 14 de outubro,  até o dia 05 de dezembro, de terça a domingo, das 13h às 21h, com entrada franca, na galeria da Casa de Cultura Laura Alvim, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura.  A exposição conta com 30 objetos, alguns criados para a primeira mostra do artista em uma galeria, o que ocorreu em 1989, em Nova York, quando a série foi intitulada “Relíquias”. Há também criações inéditas, cujos projetos datam da mesma época, mas que não haviam sido realizadas antes.
“A minha exposição está mesmo cheia de coisas esquisitas”.  E sobre os objetos, o artista explica:
“Eles são de uma época de antes do meu trabalho como fotógrafo, no final da década de 80 e o início dos anos 1990, e fazem parte de um imaginário mais aberto. A galeria é uma casa e a   gente não pode ir contra o espaço. A proposta é mais teatral, cenográfica, do que arquitetural. A mostra dá uma mexida nas pessoas porque sempre se vê mais do que está a sua frente”.
Pelas cinco salas em que a mostra está distribuída, o que se vê, realmente, provoca todo o tipo de sensação, como por exemplo, uma espécie de deslocamento no tempo, entre passado e futuro, diante do “fóssil” de um tanque de moto Honda CB 500.  Na obra, feita em gesso e tinta, as peças do motor assemelham-se a ossos incrustados em pedra. Já o par de “sapatos de palhaço” saindo por debaixo de uma grossa cortina de veludo, pode remeter ao universo da infância, entre a curiosidade e o susto.  Integram também a exposição, fotografias da série Flora Industrialis – imagens de flores artificiais captadas de forma individual sobre fundo escuro, lembrando a fotografia do século XIX.
Casa de Cultura Laura Alvim
Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema (próximo à praça General Osório)
Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário: