sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Degustação de Vinhos e Tapas Espanhóis na Serra Fluminense

No dia 18 de novembro, o Solar Fazenda do Cedro (hotel & restaurante) promoverá um grande evento enogastronômico na serra de Petrópolis.      
Os amantes incondicionais da boa gastronomia e os apreciadores de um bom vinho não poderão perder o encontro com a Importadora Porto Mediterrâneo, de Santa Catarina. Na ocasião, será realizada uma grande degustação dos vinhos das vinícolas espanholas Fillaboa e Murua. As bebidas apresentadas serão Fillaboa 2009, Murua Branco, Aclys Crianza 2006, Murua Reseva e M de Murua, todos exclusivos do país ibérico. Segundo Beatriz Barros, gerente geral do hotel, a atração será um grande sucesso porque estes vinhos ainda não estão sendo comercializados no mercado brasileiro. Após a degustação, o chef do Bistrô do Cedro e do Restaurante do Solar (os dois restaurantes que ficam dentro do hotel) oferecerá um cardápio de alto nível. Tapas espanhóis, ou Mezèdhes em grego (que significa aperitivos ou pequenas porções), serão servidos com Escondidinho de bacalhau e um prato de Arroz de pato.O preço do evento, incluindo degustação e menu, custará R$ 50,00 por pessoa.

Segue abaixo a história de cada vinícola espanhola

Fillaboa
significa "boa filha" em Galego. A Bodegas Fillaboa está situada na província de Pintevedra, próximo da cidade de Salvaterra de Miño, localizada sob o rio Minho, que separa a Espanha de Portugal. Na entrada da vinícola uma ponte romana, reconstruída no século XV, revela a antiguidade e história local. O muro de pedra que cerca toda a propriedade remonta o caráter defensivo dos idos tempos. A família Masaveu, proprietária da vinícola, atua na produção de vinhos na Espanha desde o Século XIV. Esta é uma das maiores e mais tradicionais vinícolas desta província, com 70 hectares de vinhedos. A Bodegas Fillaboa procura aliar a melhor matéria-prima, com um trabalho artesanal e tecnologia avançada, para produzir os seus Albariños, um dos grandes brancos do mundo. Um antigo palacete de pedra está todo decorado com móveis antigos e, dentro da vinícola, pode-se encontrar uma coleção de objetos de arte impressionante, da idade média e do renascimento.
Rioja é uma das regiões produtoras de vinho mais tradicionais do mundo. Há registros da produção de vinhos pelos gregos e fenícios nessa região antes da chegada dos romanos à Península Ibérica. O estilo de vinificação tradicional desta região, que confere grande capacidade de guarda aos vinhos, tem origem no século XVIII, quando, em função de uma importante crise na Espanha, adaptou-se os procedimentos para possibilitar a produção de vinhos mais longevos, capazes de chegar em perfeitas condições aos países mais distantes. A Bodegas Murua S.A. representa com louvor a tradição de Rioja. Os métodos de produção são muito tradicionais, bem como a linha e a apresentação dos vinhos. O prédio principal da vinícola é uma casa museu. Completamente restaurado, com móveis antigos e muitas obras de arte. O espaço conta ainda com a maior biblioteca sobre vinhos de Rioja, com 2.350 volumes escritos desde o século XVI até hoje. A Murua está localizada no coração da Rioja Alavesa, no município de Elciego, que é um dos mais tradicionais em produção de vinhos. Alguns vinhedos de Murua também estão em Laguardia, município vizinho famoso por ter o seu centro todo fortificado. A vinícola possui 2.200 barricas bordalesas, renovadas a cada 3 anos, e uma cave subterrânea com capacidade de armazenar 1,5 milhão de garrafas em perfeitas condições de umidade e temperatura, onde repousam os vinhos por meses antes de sair aos mercados. Um grande diferencial do Murua reside no fato de que, apesar de contar com safras antigas, tem vinhos muito vivos, com muito boa acidez e de excelente corpo. São evoluídos, mas com muita estrutura e tipicidade.

Serviço:
O Solar Fazenda do Cedro fica na Rodovia Br 040 Km 45 - Pedro do Rio - Petrópolis – RJ
– Informações e reservas (24) 2223-3618 / (24) 2223-2992 /

Nenhum comentário: